O que é pompoarismo? Você já deve ter ouvido alguém falando sobre pompoarismo, ginástica íntima ou exercício de Kegel, mas deve ter algumas dúvidas sobre a prática. Todos eles são a mesma coisa, mas sua prática tem sido cada vez mais divulgada e você sabe o porquê?
Porque além de trazer benefícios para a saúde da mulher, o pompoarismo surpreende e eleva o prazer na hora do sexo. E tudo isso com simples exercícios que podem ser praticados por poucos minutos todos os dias.
Ansiosa para saber mais sobre o que é pompoarismo? Então continue lendo, pois trago uma novidade para você!
No post de hoje vamos falar sobre:
- O que é pompoarismo;
- Benefícios para a saúde;
- Benefícios sexuais;
- Exercícios de pompoarismo para fazer em casa.
Eu leio muita coisa errada por aí e quero conversar com vocês sobre essa prática tão fácil e que traz tantos benefícios para nós, mulheres. Eu, como profissional da saúde, quero passar algumas dicas para vocês e tenho certeza que, assim como eu mudei, vocês podem conseguir a vida sexual e os benefícios que tanto queremos!
O que é pompoarismo?
Pompoarismo, ou ginástica íntima, é uma técnica de contração e relaxamento do canal vaginal que proporciona vários benefícios para a saúde da mulher e para a sexualidade feminina. Os músculos que são exercitados são os músculos do assoalho pélvico, que sustentam alguns órgãos internos do baixo vente, como a bexiga, a uretra, o útero e o reto.
O canal vaginal é um músculo e, como qualquer outro músculo, quando você o exercita o fluxo sanguíneo aumenta no local. A ginástica íntima funciona assim: você contrai e relaxa o músculo do canal vaginal em movimentos repetidos por um tempo determinado. Com a prática regular da ginástica íntima a mulher adquire força na musculatura do assoalho pélvico para realizar movimentos precisos.
A combinação de fluxo sanguíneo aumentado e força muscular no pubococcígeo faz com que os orgasmos fiquem mais intensos e a mulher mais excitada, além, é claro, dos benefícios para a saúde.
Agora, falando um pouco sobre minha experiência com o que é pompoarismo… Eu era travada no sexo, não me sentia confiante, nem sexy, e ao ver a reação que meu parceiro esboçava quando eu fazia os movimentos me deixava muito satisfeita.
Além disso, meu prazer e minha libido aumentaram muito! Eu pratico os exercícios há alguns anos e posso dizer que minha vida sexual mudou completamente! Hoje sou uma mulher feliz e realizada na área sexual!
2. Benefícios para a saúde
Reduz as cólicas e o período menstrual
As cólicas menstruais são contrações involuntárias para expulsar a camada interna do útero que não teve o óvulo fecundado.
Com os exercícios, a mulher consegue diminuir a intensidade da cólica, pois consegue ter um controle maior sobre as contrações, além disso, com o períneo altamente irrigado por causa da ginástica íntima, a quantidade de sangue que “necessita” sair durante a menstruação diminui, consequentemente diminuindo os dias do período menstrual.
Ajuda no tratamento de anorgasmia (dificuldade em chegar ao orgasmo)
Muitas mulheres têm dificuldade em alcançar o orgasmo, seja por fatores psicológicos ou fisiológicos.
A ginástica íntima auxilia a trabalhar as terminações nervosas que existem na vagina, além de a mulher conseguir contrair quando quiser o músculo, o que aumenta a fricção entre as genitálias e, consequentemente, aumenta o prazer para o casal.
Ajuda no tratamento de vaginismo ou dispareunia (contração involuntária da musculatura vaginal e dor na relação sexual)
O vaginismo, ou a dispareunia, é a dor durante a relação sexual de origem psicológica. A mulher, por vergonha, medo, traumas ou estresse, “trava” o músculo na hora da relação e não consegue ser penetrada.
Como os exercícios auxiliam na contração voluntária, a mulher consegue ter controle sobre seu músculo e deixa de travá-lo inconscientemente.
Diminui os sintomas da menopausa
A menopausa é quando o ovário deixa de produzir óvulos e há um desequilíbrio hormonal por conta deste fato.
Os principais sintomas que a ginástica íntima trata são: secura vaginal, redução da libido e dispareunia (dor durante o ato sexual).
Ajuda no pré e pós-parto
A mulher que pratica pompoarismo tem vantagens na hora do parto por conta também das contrações voluntárias.
Como ela adquire força conforme pratica os exercícios, na hora do parto normal, a força que ela fará será muito mais potente e a contração mais forte, facilitando a saída do bebê.
Já após o parto, como a mulher tem a musculatura trabalhada, é mais rápida a recuperação.
Melhora o funcionamento do intestino
O treino trabalha também a musculatura abdominal e aumenta os movimentos peristálticos, que são os que fazem com que o intestino funcione normalmente.
Trata a incontinência urinária
O períneo é a região muscular que, dentre outras coisas, controla a saída de urina e fezes.
Com os exercícios da ginástica íntima, a mulher consegue controlar estes músculos e assim abrandar os sintomas da incontinência urinária.
Combate a flacidez vaginal
Comum a todas as mulheres na fase mais avançada da vida.
A flacidez vaginal acomete todas as mulheres, pois com o tempo e a falta de exercícios internos, a musculatura, como qualquer outra, começa a ficar flácida.
O problema é que a musculatura do assoalho pélvico sofre com constante desgaste, tanto pelas relações sexuais quanto pelo peso que a bexiga, a uretra, o reto e o útero exercem sobre ela.
A ginástica íntima fortalece e sustenta os órgãos internos.
3 – Benefícios sexuais
Como você viu, os benefícios para a saúde são muitos, mas você quer saber por que as mulheres procuram tanto saber o que é pompoarismo e como encontrar cursos de ginástica íntima? Os benefícios sexuais certamente são uma das respostas!
A mulher alcança orgasmos múltiplos e mais intensos
A mulher consegue ter orgasmos múltiplos pelas razões similares às citadas acima.
A mulher que pratica pompoarismo há certo tempo consegue ter controle total da musculatura do assoalho pélvico, portanto consegue fazer movimentos que intensificam a contração da vagina e aumentam a fricção entre as genitálias, assim ela chega ao orgasmo com mais facilidade e mais vezes.
Ajuda a retardar a ejaculação do parceiro
Isso acontece porque a mulher consegue alcançar consciência corporal e força suficientes para apertar a base do pênis do parceiro com o períneo e retardar a ejaculação dele.
A mulher fica mais “apertadinha” e consegue simular virgindade
Com a força que adquire com os exercícios, a mulher consegue contrair totalmente o seu músculo, simulando o rompimento do hímen novamente, ou deixar apertado o suficiente para que o casal possa aproveitar mais a sensação.
Para alcançar esses benefícios, basta que você faça os exercícios regularmente e da forma correta. Com uma orientação precisa e responsabilidade, os resultados serão satisfatórios!
3. Exercícios de pompoarismo para fazer em casa
Chegamos a uma das partes mais importantes deste post.
Eu tenho certeza que você irá se surpreender com a facilidade que é praticar os exercícios de pompoarismo!
Você já deve ter escutado sobre as bolas de Ben-wa, o cone, e alguns outros acessórios, mas vamos começar do começo: fazendo alguns exercícios para que você consiga obter resistência. É só a partir daí que evoluímos para os acessórios.
Portanto, nada de pressa!
Não quero que você se machuque, muito pelo contrário, quero que descubra o prazer que eu descobri e depois venha contar aqui para mim.
Vou te indicar dois exercícios que consistem na contração básica do músculo do assoalho pélvico. Para você localizar o músculo que irá exercitar, vamos fazer uma dinâmica rápida, mas atenção, se você estiver com vontade de fazer xixi, vá!
Nada de fazer os exercícios do pompoarismo com a bexiga cheia.
E mais uma restrição: quem tem infecção urinária deve evitar os exercícios até o final do tratamento.
Mas voltando à localização do músculo, faça o movimento como se fosse segurar o xixi. Sentiu uma leve contração? É exatamente este músculo que iremos trabalhar!
Exercício 1
Sentada na cama ou em uma cadeira com as pernas descruzadas, contraia a musculatura da vagina e solte. Repita esse movimento 20 vezes seguidas e descanse. Repita por 10 minutos.
Exercício 2
Este requer um pouco mais de paciência, afinal, encontrar o anel vaginal sentada é o jeito mais fácil.
Mas vamos evoluir esta musculatura!
Deitada na cama e de barriga para cima, respire profundamente. Faça as contrações durante 10 minutos. Não esqueça de manter o ritmo da respiração!
Os resultados podem aparecer em até um mês, mas algumas alunas minhas me contaram que na primeira semana já sentiram muita diferença.
O importante é manter os treinos!
Eu espero que suas dúvidas sobre “o que é pompoarismo” tenham ficado esclarecidas e que você comece a colocar tudo isso em prática para conseguir os resultados que tanto deseja.
Veja o que é mais importante saber sobre o pompoarismo
Os principais benefícios do pompoarismo para saúde:
- Como o pompoarismo reduz as cólicas e o período menstrual?
Com os exercícios, a mulher consegue diminuir a intensidade da cólica, pois consegue ter um controle maior sobre as contrações.
- Como o pompoarismo ajuda no tratamento da anorgasmia?
A ginástica íntima auxilia a trabalhar as terminações nervosas que existem na vagina, além de a mulher conseguir contrair quando quiser o músculo, o que aumenta a fricção entre as genitálias e, consequentemente, aumenta o prazer para o casal.
- Como o pompoarismo ajuda no tratamento de vaginismo e dispaurenia?
Como os exercícios auxiliam na contração voluntária, a mulher consegue ter controle sobre seu músculo e deixa de travá-lo inconscientemente.
- Como o pompoarismo diminui os sintomas da menopausa?
Os principais sintomas que a ginástica íntima trata são: secura vaginal, redução da libido e dispareunia (dor durante o ato sexual).
- Como o pompoarismo ajuda no pré e pós-parto?
A mulher que pratica pompoarismo tem vantagens na hora do parto por conta também das contrações voluntárias. Já após o parto, como a mulher tem a musculatura trabalhada, é mais rápida a recuperação.
- Como o pompoarismo melhora o funcionamento do intestino?
Os exercícios trabalham também a musculatura abdominal e aumenta os movimentos peristálticos, que são os que fazem com que o intestino funcione normalmente.
- Como o pompoarismo trata a incontinência urinária?
Com os exercícios da ginástica íntima, a mulher consegue controlar os músculos do assoalho pélvico e assim abrandar os sintomas da incontinência urinária.
- Como o pompoarismo ajuda a combater a flacidez vaginal?
A musculatura do assoalho pélvico sofre com constante desgaste, tanto pelas relações sexuais quanto pelo peso que a bexiga, a uretra, o reto e o útero exercem sobre ela.
A ginástica íntima fortalece e sustenta os órgãos internos.
Conte aqui nos comentários qual o impacto que a ginástica íntima trouxe para a sua vida, vou adorar saber!