O tema do artigo de hoje é autoconhecimento e você vai descobrir o quanto e como ele pode influenciar os seus relacionamentos.
Se a gente for parar para pensar, não fomos ensinados a nos relacionar com o outro, acreditando que o exemplo dos pais seria uma ótima escola e, assim, seguimos o padrão dos nossos pais. Triste engano! Não pela ausência de bons mestres, mas porque somos únicos e precisamos entender e aprender qual a vida que queremos, em vez de simplesmente aceitar o mesmo que eles viveram.
Também por falta de escolha, ao observar os próprios pais. O primeiro pedido que faço é para que você seja o autor da sua própria história!
Sei que mudanças são difíceis, mas se você está lendo esse texto, considero um bom começo e vou te ajudar. Sabe qual é o primeiro passo para que essa mudança maravilhosa ocorra em sua vida? Chama-se autoconhecimento e, como bônus, você também irá adquirir autoestima, amor próprio e um relacionamento saudável.
Mas afinal, o que é autoconhecimento?
O autoconhecimento é uma ferramenta poderosa, pois algumas pessoas estão sempre se queixando sobre a vida que levam ou o que possuem. Entretanto, se questionadas sobre o que gostariam de ser ou ter, ou como gostariam de ser tratadas, o que entendem por parceiro(a) ideal e a resposta é o silêncio, pois não sabem do que realmente gostam ou desejam.
Por desconhecimento, acabam colocando a responsabilidade por sua felicidade nas mãos do outro e, assim, a sensação de que falta algo estará sempre presente. Não carregue a infelicidade e a frustração alheia, nem coloque o seu bem estar nas mãos de outras pessoas. Seja o responsável por sua vida antes de permitir que alguém faça parte dela.
Reconhecer os nossos erros e defeitos não é uma tarefa fácil, mas é o melhor caminho para mudar o nosso comportamento e ter equilíbrio emocional. Por vezes, teremos que tomar decisões que contrariam o nosso desejo, mas que são necessárias.
Dica sobre autoconhecimento:
Observe quais são os gatilhos que te trazem alegria, tristeza, irritabilidade, prazer. Foque no que é positivo e se afaste do que é negativo (refiro-me a atitudes e pessoas). É através do autoconhecimento que você vai poder trabalhar a sua confiança em si mesmo, a sua autoestima.
3 Exercícios de autoconhecimento pra você praticar hoje!
Aprenda mais exercícios de autoconhecimento clicando aqui
O que é e como avaliar a minha autoestima?
A autoestima, como o próprio nome diz, é a estima por você mesmo(a), como você se vê e se avalia. Você se olha de forma negativa ou positiva? A capacidade de avaliação está diretamente relacionada às suas crenças e padrões vividos na infância.
Quais parâmetros você utiliza para avaliar a autoestima e o sucesso? Se, em algum momento, você pensou em redes sociais, baseando-se na vida alheia, está cometendo o primeiro grande erro!
Você só pode se comparar a você mesmo — comparar água e vinho coloca um dos dois em desvantagem, a depender do seu gosto, e na vida não é diferente.
Ao olhar para fora, temos a impressão de que a grama do vizinho é mais verde do que a nossa, mas posso te garantir que grama boa e bonita é a que você tem em casa! Entretanto, é possível que você não esteja cuidando da sua tão bem quanto ele cuida ou aparenta cuidar (ou pode ser, inclusive, que a dele seja artificial).
O desafio do autoconhecimento:
Te desafio a fazer uma limpeza em suas redes sociais, assim como você faria em um armário cheio de roupas velhas e sem utilidade, você topa?
Se a reposta tiver sido sim, comece excluindo tudo o que não te serve ou não te faz sentir bem! Siga os seus interesses, e não pessoas, esse limpa também se aplica as redes sociais, porque o uso equivocado delas, além de ocupar o seu tempo, te faz acreditar que existe um mundo inatingível.
Esqueça os outros, foque em você! Não se engane: somos todos iguais e temos insegurança, medo, ansiedade e os flashes são apenas a “válvula de escape” para alguns. Não estou dizendo para não utilizar as redes sociais, compartilhar a sua vida e interesses com outras pessoas pode ser legal sim, desde que realmente seja verdadeiro e te faça bem!
As pessoas não postam casa desarrumada; roupa rasgada; comida do dia-a-dia; briga de casal; foto triste; cabelo preso e sem maquiagem, enquanto arrumam a casa; nem férias sem viagem.
Todos nós gostamos de estar com a pele limpa e bem cuidada; cabelo arrumado; unha feita; bem vestida (o), mas não gaste todo o seu tempo tentando provar algo para alguém com esse tipo de atitude.
Permita-se viver de forma natural também e busque hobbies que realmente te façam feliz, e não somente os que possibilitam boas fotos ou agradam ao outro. Mais importante do que estar sempre impecável é ter bom humor e estar de bem com a vida.
A maior beleza que temos é gratuita: um belo e sincero sorriso nos lábios.
Dicas sobre autoestima:
- Não se desgaste com a opinião do outro, ela reflete as vivências dele;
- Olhe-se no espelho com o mesmo carinho que olha um amigo;
- Tenha contato com o seu corpo: qual foi a última vez que você tirou um tempo para dançar? Experimente a sensação de “dançar como se ninguém estivesse te observando” (Nada de postar, ok? É um momento só seu!).
Assista o vídeo abaixo para aumentar a sua autoestima imediatamente:
Clique aqui para aprender a ser uma mulher bem resolvida
Como ter amor próprio?
O amor próprio existe quando faço por mim tudo o que faria pelo outro, ou tudo que gostaria que ele (a) fizesse por mim, em vez de ficar a mercê para ser feliz e realizada(o). Algumas pessoas estão sempre a espera (quando eu estiver namorando, quando eu casar, quando tiver oportunidade…) e quando a pessoa finalmente chega, não estamos prontos —porque não trabalhamos a insegurança e a autoestima, o corpo não está como gostaríamos, a casa não está arrumada, a vida não está em ordem e existe um perigo iminente: jogar para o outro a responsabilidade pela nossa felicidade.
Por isso, antes de querer amar alguém, seja o seu grande amor e se cuide para estar sempre de bem com você.
O segundo pedido que faço é para que você se torne a companhia que gostaria de ter!
Amor próprio é a base do autoconhecimento
Comece a praticar o amor próprio seguindo essas cindo dicas práticas, que são verdadeiras de demonstrações de amor consigo mesma:
- Acorde e se arrume, esqueça as roupas de ficar em casa (não precisa ser um traje de festa, mas nada rasgado ou que te deixe desconfortável com o espelho);
- Abra um vinho só para você e coloque uma boa música;
- Experimente ir ao cinema/teatro/show sozinho (a) (ou melhor, em sua companhia);
- Use um perfume que te agrade;
- Arrume a mesa como se você fosse a visita.
Autoconhecimento e autoestima são suficientes para que possamos viver relacionamentos saudáveis?
Infelizmente, a resposta é não! Porque o relacionamento é composto por duas pessoas e pode ser que o outro não tenha buscado o mesmo crescimento pessoal que você (ou vocês podem, simplesmente, ser incompatíveis por diversos motivos).
Mas, certamente você será capaz de avaliar melhor os seus sentimentos, propor adaptações se realmente houver parceria e interesse genuíno. Ao perceber isso, você deve analisar se vale a pena investir ou procurar um parceiro mais compatível com os seus interesses e valores.
O importante é não se prender onde não há reciprocidade, por medo de ficar sozinho.
Autoconhecimento em um mundo de relações superficiais…
É verdade, estamos vivendo uma era de relações superficiais, passageiras, e não temos paciência para lidar com as diferenças, não queremos ter o trabalho de construir juntos, de ceder um pouco para fazer dar certo também.
Não queira mudar o outro e tampouco deixe que a Síndrome de Gabriela tome conta de você.
🎵 “… Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim, Gabriela…” (Dorival Caymmi) 🎵
Antes de querer que o outro mude, pense em uma mudança que deseja fazer em sua vida (iniciar atividade física, fazer dieta, ser menos impulsiva, mudar de emprego, crenças da infância…
Reflita: se é tão difícil mudar o seu próprio comportamento e/ou criar novos hábitos em benefício próprio, imagina mudar em prol do outro!
Seja a mudança que deseja e tente entender as características do outro. Somos especialistas em aceitar as qualidades, mas quando o assunto são os defeitos, nos tornamos egoístas.
A nível de autoconhecimento: Todos temos defeitos
Todos nós temos defeitos, e o autoconhecimento nos ensina quais defeitos do outro somos capazes de aceitar e conviver. Se realmente não conseguir lidar com os defeitos e as diferenças, talvez seja o momento de repensar a relação.
De modo geral os relacionamentos são formados for três pilares: diálogo, autoconhecimento e intimidade.
Homens e mulheres pensam de forma diferente, agem de forma diferente e se expressam de forma diferente. Os homens foram educados para manifestarem seus impulsos sexuais e abafarem os seus sentimentos, enquanto as mulheres foram incentivadas a manifestarem os seus sentimentos e a anularem os seus desejos sexuais.
Por esse motivo e tantos outros, as mulheres buscam resolver as situações conversando, e alguns homens repudiam tal conduta.
Por isso, é necessário pensar na sua relação como um grande projeto, que merece a sua dedicação e esforço para dar certo. Quando um projeto profissional não está atingindo o resultado esperado, a equipe reflete e, juntos, todos chegam a um consenso, para o sucesso do projeto.
Tenha a mesma disponibilidade, carinho e interesse que você tem com amigos, familiares e pessoas do trabalho. Por mais difícil que possa parecer, se ambos se dedicarem, é possível ser feliz!
Algumas pessoas se dizem sem esperança de viver uma relação saudável, mas se alguém perguntar o que ela está fazendo diferente para dar certo dessa vez, a resposta é: NADA! Nas relações é da mesma forma, não vai dar certo se você não mudar.
Além de ser uma crença que necessita ser mudada, eu diria que também é insanidade.
A definição de insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes – Rita Mae Brown
O último pedido que faço: Não desista de você!! Busque a sua felicidade e lembre-se que “água morna não serve nem para fazer chá”.
Dicas importantes de autoconhecimento:
- Entenda que cada ser humano é único, e que cada relação também será única. As frustrações de relações passadas devem servir de experiência, não de exemplo. Não permita que os fantasmas do passado assombrem o seu presente a ponto de penalizar quem está ao seu lado hoje, por erros cometidos por terceiros;
- Algumas pessoas estão tão acostumadas a viver relações tóxicas que, quando se deparam com uma relação saudável, não sabem como lidar, pois não sabem receber amor. Por vezes, essas pessoas serão inacessíveis ao diálogo e certamente irão dizer que é difícil conviver com você — tenha cautela e entenda que o problema está com o outro, não com você! Afinal, ao longo da vida, criamos mecanismos de enfrentamento para não sofrer e tem dificuldade de se abrir para o que é diferente;
- Aprenda a gostar de você e a se colocar como prioridade, mas, acima de tudo, respeite o outro;
- Saiba o seu real valor e não implore por amor. Se ele(a) não sabe reconhecer os seus valores, deixe-o(a) ir e abra espaço para alguém que tenha disposição para viver um relacionamento saudável.
Como começar o processo de autoconhecimento?
Iniciar o processo de autoconhecimento para ter autoestima, amor próprio e viver relacionamentos saudáveis pode não ser uma meta tão simples assim de se iniciar sozinha. Por isso, é importante buscar ajuda de profissionais qualificados que possam te auxiliar nessa jornada. Estarei sempre aqui para te ajudar nesse processo.
Mas, reconhecer os seus erros e querer mudar é o primeiro passo e o mais importante! Ficar na zona de conforto é repetir os mesmos erros, acreditando que o problema é sempre do outro não vai te levar a lugar algum.
Acredite, é libertador entender que a sua felicidade só depende de você! Estamos juntas!
Carol Hoelzle
Certificação: 20812021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Carol Hoelzle na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo: