Você sabia que, em média, apenas 4% das mulheres estão satisfeitas com sua aparência? A baixa autoestima acontece, na maioria das vezes, em relação à beleza, mas tem muita mulher por aí que também não se sente confiante na profissão, na relação amorosa ou nos estudos e muita gente quer saber como melhorar a autoestima.

Sabe por quê? Por sermos bombardeadas com tantas exigências e padrões irreais de mulheres perfeitas que existem nas capas de revista, nos filmes e nos programas de televisão. A boa notícia é que perfeição não existe e que, por isso, você pode estar muito mais perto do que imagina de estar bem consigo mesma!

Neste artigo, vou dar dicas de como melhorar a autoestima para você ser uma mulher mais confiante e alcançar tudo o que deseja! Aproveite a leitura!

como melhorar a autoestima

Perigos da baixa autoestima

Antes de falarmos sobre como melhorar a autoestima, vale a pena refletir sobre como a falta de confiança pode afetar sua vida pessoal e profissional, impedindo que você cresça e conquiste seu espaço. Conheça alguns riscos da baixa autoestima:

Depressão

É comum que mulheres que não estão confiantes com sua imagem acabem ficando depressivas, o que pode agravar ainda mais a situação de baixa autoestima. Fique atenta aos principais sintomas e, se perceber que pode estar em um quadro de depressão, não deixe de procurar um especialista.

Alguns indícios de depressão: mudança brusca de humor, sonolência, apatia, mudança de peso, choro excessivo e vontade de se isolar de outras pessoas.

Distúrbios alimentares

No Brasil, 1,9 milhões de pessoas sofrem de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia. Essas doenças têm origem em uma grande insatisfação com o próprio corpo e em uma visão distorcida sobre ele.

Buscar um padrão muito fora da realidade leva muitas mulheres a tomarem atitudes extremas à procura do peso ideal. O resultado é um grande risco à saúde!

Estagnação pessoal

É um efeito da baixa autoestima, também, a estagnação pessoal e profissional. Pessoas pouco confiantes acabam não conseguindo evoluir, buscar novas oportunidades ou, até mesmo, entrar em um relacionamento saudável.

depressão mulher

Como sua autoestima torna você uma mulher interessante?

Falamos sobre efeitos negativos de ter uma baixa autoestima. Do lado contrário, mulheres que são muito confiantes colhem bons frutos e acabam sendo reconhecidas como fortes, poderosas e interessantes.

Quem nunca observou uma amiga que está fora dos padrões de beleza, mas que por sua atitude chama a atenção positiva de todos? Provavelmente ela seja beneficiada por uma ótima autoestima!

Veja como melhorar a autoestima pode ajudar você:

Coragem para fazer

Quantas coisas você deixou de fazer em sua vida por achar que não era capaz? Quantas roupas deixou de vestir por achar que não eram adequadas para você? Quantos homens deixou de paquerar por achar que eram “muita areia para seu caminhão?”.

Esqueça esses pensamentos negativos, com uma ótima autoestima seu comportamento certamente irá mudar em relação a esses pontos. Pode ser que se arrependa de algumas decisões, mas, de forma geral, você irá conquistar muito espaço no mundo por sua coragem de fazer o que quiser!

Equilíbrio emocional

Mulheres com uma boa autoestima também mantêm um melhor equilíbrio emocional. Isso porque elas não se frustram tão facilmente com o que dá errado, com um quilo a mais na balança ou com uma roupa que não serviu. Elas sabem que são capazes de vencer essas batalhas!

Menor necessidade de aprovação

A autoestima também permite que você seja menos dependente da aprovação dos outros. Vai dizer que nunca mandou uma foto com a roupa que iria usar em um encontro para uma amiga avaliar antes?

Se estiver confiante consigo mesma, a opinião dos outros não será importante, mas sim como você se sente e como reage em cada situação.

Dicas práticas de como melhorar a autoestima

dicas de como melhorar a autoestima
E então, depois de conhecer os efeitos negativos e positivos de trabalhar a autoconfiança, qual vai ser sua escolha? Vai procurar saber como melhorar a autoestima ou vai continuar buscando os padrões de beleza impostos por outras pessoas?

Se você é uma mulher bem resolvida e inteligente, tenho certeza que vai colocar em prática hoje mesmo algumas dicas que separei sobre como melhorar a autoestima! Confira:

Conheça a si mesma

Seja sincera: o quanto você realmente se conhece? Faça uma lista e coloque todos os pontos positivos que possui. Pense em suas relações profissionais, familiares, amorosas. Pelo que você é reconhecida? No que você é maravilhosa?

Vamos, abra sua mente! Certamente essa lista pode ser muito mais longa do que está pensando. Saber seus pontos fortes é o primeiro passo para trabalhar a autoestima. Toda vez que um pensamento ruim vier, você o rebate com uma de suas qualidades. Que tal começar?

Peça reforço

Já que fez a lista de seus pontos fortes, não custa buscar reforço daquelas pessoas que realmente gostam de você para que digam sua opinião também.

Peça elogios e os aceite! Sempre que alguém disser algo positivo sobre você, agradeça e acolha aquelas palavras. Desta forma, elas passarão a ter real sentido para você.

Desapegue dos padrões

E se você pudesse desapegar dos padrões? Tem muita mulher fazendo isso e alcançando uma grande liberdade por não precisar mais se adequar ao que nos fazem pensar ser o mais belo.

Valorize seus cabelos, seus olhos, seu corpo, sua inteligência, sua boa conversa: são eles que fazem você ser quem é e são eles que podem torná-la uma mulher maravilhosa!

Pense em você, não nos outros

Sabia que 70% das mulheres se vestem para os outros? Você é dessas, que acorda de manhã e pensa qual a roupa que mais vai impressionar seus colegas de trabalho?

Não é errado querer causar uma boa impressão, mas comece a fazer isso por você mesma! Vista o que a faz se sentir linda, se olhe no espelho e se elogie. No fim das contas, você terá uma energia muito melhor se quiser agradar a si própria!

como melhorar a autoestima

Não se prenda no passado

Ficar contando e rememorando histórias costuma ativar percepções negativas sobre si mesma, pois, infelizmente, somos mais propensas a lembrar de nossas falhas, de situações ruins e de traumas do que de nossos momentos de sucesso e de realização.

Foque no presente, em quem você é agora e no que pode fazer com o futuro. Mas, se ainda for muito apegada ao passado, apenas lembre-se: seu corpo e sua imagem podem não ser perfeitos como gostaria, mas eles que trouxeram você até aqui. Eles estiveram em suas principais conquistas e ajudaram seu crescimento pessoal e profissional. Respeite-o!

Cultive bons pensamentos

Inveja, insatisfação, tristeza… Sentimentos negativos não colaboram em nada para sua autoconfiança. Quer realmente saber como melhorar a autoestima? Abra espaço para os pensamentos positivos, tanto sobre si mesma quanto sobre os outros.

Deixe as boas energias fluírem para as outras pessoas, que certamente terão uma percepção muito mais positiva sobre você também!

Faça sua parte

Sim, ser mais confiante certamente contribui para sua autoestima, mas existem momentos em que você vai precisar tomar algumas atitudes e também fazer sua parte, principalmente em relação à sua beleza.

Está muito incomodada com seu peso? Entre na ginástica! Seu cabelo é um problema? Busque novos cortes e penteados! Não gosta de suas roupas? Faça uma limpeza no armário!

Todas essas ações ajudam também a deixar fluir boas energias. Sentir que faz algo por si mesma irá colocá-la em um papel ativo sobre sua vida e sobre como outras pessoas percebem você.

Como melhorar a autoestima? Depende de você!

Está mais do que na hora das mulheres começarem a se amar mais e a trabalharem a confiança própria, não é mesmo? Agora que você sabe como melhorar a autoestima, não deixe os planos para depois. Invista em si mesma, conheça seus pontos fortes e faça o mundo todo percebê-los! Aí dentro existe uma mulher incrível que precisa desabrochar e mostrar o quanto é maravilhosa. Confio em você!


Você tem problemas com sua autoestima? A partir do dia 3 de outubro começa a Semana da Mulher Bem Resolvida que vai até o dia 13 e nela nós vamos conversar sobre autoestima, relacionamento, sexo e muito mais do universo feminino! Não deixe de inscrever e participar! É totalmente gratuito e online.

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.

Isso vai fechar em 0 segundos