“Como saber se ele me ama?” Quando o assunto é amor, todos possuem alguma dúvida, principalmente quando se trata de sentimentos que não são nossos. O parceiro possui uma mente própria que —infeliz ou felizmente — você não consegue ler, e isso pode te trazer insegurança. Será que ele diz o que realmente sente? Será que está sendo verdadeiro?
Nessas horas, não perca a cabeça! Estou aqui com algumas perguntas para lhe ajudar. Reflita sobre cada uma com calma e entenda se é amor ou não.
Essa edição da Semana da Mulher Bem Resolvida vai acontecer entre os dias 15 a 22 de maio. Clique no botão abaixo para fazer o seu cadastro.
Como saber se ele me ama?
1. Já reparou nas atitudes e gestos dele?
Pequenas atitudes e gestos dizem mais do que todas as palavras poderiam falar. Muitas vezes, as ações são as que demonstram os verdadeiros sentimentos. Ele consegue reconhecer se você está preocupada ou chateada? Ele se preocupa em te proteger quando vocês andam na rua? Pergunta se você quer algo ao ir à cozinha? Pergunta sobre qualquer arranhão ou machucado que você tenha?
Atitudes como essas demonstram a atenção e a preocupação dele por você de maneira mais efetiva do que se ele fizesse um discurso em sua homenagem. E vamos combinar que a maioria dos homens tem mais facilidade em demonstrar que te ama com atitudes do que com palavras.
2. Ele possui compromisso com você?
Ter compromisso é mais um sinal de que ele se importa com você. Ser atencioso e ligar para o que você deseja fazer são maneiras dele demonstrar que se interessa pelos seus gostos. E sacrificar algumas vontades pelos compromissos que vocês têm é uma maneira sutil, mas poderosa de mostrar que ele realmente se interessa por aquilo que te deixa feliz.
Por exemplo: ele deixar de ver um jogo de futebol para ver um filme — que ele nem queria ver — no cinema com você. Se ele realmente é fissurado naquele time de futebol, tem maneira melhor de ele mostrar que te ama ainda mais? E você também pode ser mais razoável em seus desejos e demonstrar interesse pelo que ele gosta também. Que tal combinar de assistir um jogo de futebol do time dele em troca do filme?
3. Ele demonstra o “eu te amo” no dia a dia?
Nem sempre o amor está apenas nas palavras. Dizer “eu te amo” não garante que ele te ame. Se ele diz, ótimo! Se ele não diz, se pergunte os motivos: ele pode ser tão inseguro quanto você, pode ter medo de uma rejeição, pode ser temor relacionado a algo mais sério entre vocês…
Você está muito afobada, pressionando-o para dizer coisas como essa? Ele não é de falar muito sobre seus sentimentos? Também não o force a dizer e demonstrar tudo o que sente, pois isso pode apenas fazer com que ele se feche mais — se não o espantar de vez! Deixe que ocorra de modo natural, assim como ocorre com você.
O importante é perceber pelas atitudes dele, como citamos anteriormente, o quanto ele se importa com você e lhe estima. Como diz o ditado: uma imagem vale mais que mil palavras. E vale aqui uma dica que já dei em outros posts: o homem se sente motivado quando é encorajado. Percebeu que ele teve uma atitude somente para te agradar? Reconheça o esforço dele. Assim ele começa a se soltar mais e a relação fica mais natural e sincera.
4. Ele busca conversar com você?
Ele demonstra interesse em te conhecer e em mostrar o que ele gosta? Essa procura por conversar com você para que se entendam mais é um modo de mostrar que ele se interessa por você de uma maneira especial. Se apenas você procura ele por mensagens ou telefonemas, fique atenta: ele pode não estar sentindo o que você acha que está.
5. Ele procura estar perto?
Ele está sempre arranjando um motivo para te ver, e não apenas conversar a distância? Ele supera qualquer obstáculo, físico ou emocional, apenas para poder te dar um oi ou um beijo? Esse interesse em te ver é, com certeza, uma prova de amor muito grande.
6. Ele fala “nós” quando planeja algo?
Outra pergunta que pode te ajudar a responder “como saber se ele me ama”: o vocabulário dele está incrementado com mais “nós” do que “eu” e/ou ”você”? Então isso pode dizer que ele te ama de verdade e realmente se importa contigo! Esse é um dos modos – muitas vezes inconscientes – dele mostrar vocês como um casal – claro que deve haver o equilíbrio também, afinal, cada um continua sendo um indivíduo. Ele planeja coisas com você, e sem a sua companhia seria como se faltasse um pedaço.
Existe algo mais bonito no amor do que isso? Esse desejo de estar junto, de querer se completar? Estar apaixonado é realmente um sentimento arrebatador e é uma delícia viver este momento…
7. Ele demonstra ciúmes e insegurança?
Ciúmes e insegurança, de modo geral, são características do medo de te perder. Se ele não se importasse, ele não teria esse tipo de sentimentos. Se equilibrados, podem até tornar o relacionamento mais estabilizado!
Por isso, veja esses aspectos desse modo. Apenas se atente para não se tornar uma situação doentia, em que os limites do bom senso não sejam ultrapassados. Um relacionamento saudável é feito de sinceridade e equilíbrio, não adianta esconder os sentimentos – de nenhum dos lados!
8. Você é insegura?
Se você respondeu sim a todas as questões anteriores, o problema pode estar aqui. A sua insegurança pode estar deixando você míope para o amor de seu querido. Que tal respirar fundo e refletir sobre o seu relacionamento e sobre você mesma? Ele pode te amar mais do que você imagina! E pense no seguinte também: você gostaria que ele te perguntasse se você o ama do mesmo modo e na mesma quantidade que você faz?
Por isso, volte o foco um pouco para você. Com certeza você já ouviu falar no amor próprio. Ele é extremamente importante, não apenas para seu próprio crescimento, mas para seu relacionamento também! Afinal, como ser amada se nem mesmo você se ama?
Sei que não é fácil entender todos esses sinais – e muitas vezes nos confundimos com o que achamos que sabemos e vemos, não é mesmo? Mas, para um relacionamento saudável, invista sempre em um bom diálogo, com ternura e paciência. Para que demonstre seu amor, ele também precisa se sentir amado. Não de maneira superficial, e sim com todo o seu coração.