Quando sobrevivemos a uma relação dolorosa, o primeiro pensamento que vem a nossa cabeça é que nunca mais vamos amar de novo. Mas o tempo passa, os sentimentos mudam e a esperança renasce. No entanto, algumas mulheres decidem se proteger, guardar o coração, e nessa tentativa de sobreviver, enterram todas as possibilidades de ter um relacionamento saudável. Por achar que vão sofrer, não dão chances para que um novo amor se desenvolva. Elas aniquilam um presente de felicidade por causa de um passado de dor. Se você faz parte desse grupo, eu preciso te dizer: pare de boicotar seus relacionamentos!
Colocamos em nossa cabeça que não devemos nos permitir momentos de fragilidade para evitar novos machucados. Nós continuamos caminhando, mas onde vamos parar? O medo continua a ser o nosso guia e começamos a boicotar nossos relacionamentos. Iniciar uma relação para destruí-la parece ilógico. Afinal, em nossa cabeça, ninguém namora para sofrer, ninguém casa para se divorciar e cair em depressão. Mas acredite, isso acontece. Neste texto, eu vou te dar algumas dicas de como sair desse círculo vicioso e ser feliz.
No texto de hoje vamos abordar os seguintes tópicos
- O que é o boicote?
- Como você pode boicotar seus relacionamentos?
- Por que fazemos isso?
- Alarmes de boicote
- Dicas para parar de boicotar seus relacionamentos
- Seja livre e feliz
O que é o boicote?
Chamamos de boicote o ato de bloquear, destruir ou perturbar ações que nos levam a “estragar” continuamente o nosso sucesso pessoal, social, ou profissional. Ele pode ser causado por muitos fatores, mas neste caso específico, é consequência de experiências ruins de amor que tivemos no passado.
Colocamos na cabeça a ideia de que nós sempre iremos viver as mesmas situações dolorosas e não merecemos ser feliz, porque essa felicidade é um sinal de algo negativo que irá ocorrer. E, claro, como nós fazemos de tudo para que o novo relacionamento falhe, acabamos por reforçar a ideia de que sempre seremos infelizes. Isso acontece de forma inconsciente e é difícil de identificar porque ninguém vai dizer em sã consciência: “Bem, irei iniciar um novo relacionamento e por isso vou fazer de tudo para falhar de novo.”.
A verdade simples é que nos aterroriza a ideia de voltarmos a nos ferir. Por isso, o nosso “pequeno ser interior de autossabotagem” tem uma necessidade de se sentir no controle da situação. Ao menor sinal se ativa e é como se evitasse sentir-se feliz, porque isso é um indício de que em breve seremos feridas.
Como você pode boicotar seus relacionamentos?
Digamos que você sai com uma pessoa “perfeita”, o seu par ideal, que te faz muito feliz, quase não há brigas, então… “Algo deve estar errado”. A lógica do seu pensamento inconsciente é dizer “não pode ser verdade, estamos muito felizes, alguma coisa está errada”. E você vai passar a procurar um defeito, algo escuro no passado dele, uma desculpa que te fará acordar desta paixão e ver a realidade.
Por que fazemos isso?
Simplesmente porque não estamos acostumadas a ser felizes. Nossas experiências dizem que o amor é sinônimo de dor e se estamos felizes, então certamente algo está errado. Devemos voltar ao que conhecemos, isto é, a infelicidade.
Alarmes de boicote
Esta lista vai lhe dar algumas dicas para identificar se você está sabotando essa relação. Seja sincera consigo mesma, você merece uma relação livre e saudável, sem medo e boicotes.
Você vive no passado e no futuro
Você não vive no presente, que é o momento mais importante para ser feliz. Se você ficar presa ao passado, achando que você só irá alcançar a felicidade no futuro, quando será feliz?
A única maneira de viver plenamente, sem autossabotagem é focar no presente, se libertando de velhas emoções dolorosas e negativas. Proponha-se a viver no agora, e fale em voz alta cada vez que começar a divagar: ‘eu sou o meu presente’.
Tem pavor de fracassar
A autossabotagem vem da crença de que, se você tentar algo novo, se começar um relacionamento novo, você irá falhar. Pense que o erro não passa de uma aprendizagem, por isso, tire a carga emocional do fracasso. Se você fracassar, nada vai acontecer, pelo contrário, você vai passar por uma experiência nova e crescer.
Atreva-se a fazer algo que provoque ansiedade e desconfiança. Confie em si mesma e em seu parceiro, pense no quão boa você é e no quanto vocês merecem ser felizes.
Conversa interna destrutiva
Constantemente você reprova o seu parceiro, reclama das pequenas ações dele e fica procurando algo negativo. Você não consegue parar de pensar sobre isso e também começa a achar que talvez estivesse melhor longe dele. Concentre-se nas características positivas, resgate o lado bom do seu parceiro. Fale sobre o que você gosta nele, pense sobre as coisas que fez você se apaixonar.
Um eu interior medroso
Todos possuem um ‘eu interior’ nos alertando sobre os perigos ou benefícios de certas ações. Quando deixamos que ele nos aconselhe sobre cada decisão que tomamos, de forma que escutamos mais a ele que ao nosso parceiro, estamos boicotando nosso relacionamento. Saia dessa concha, dessa zona de conforto faça algo novo e inspirador com o seu parceiro.
Cale seu ‘eu protetor’ medroso e mostre para ele que é seguro lá fora, é seguro amar, cometer erros e assumir a responsabilidade pelos riscos.
Dicas para parar de boicotar seus relacionamentos
Não deixe o passado te dominar
Em primeiro lugar, não deixe que relacionamentos fracassados do passado se transformem em uma desculpa para não se aventurar no presente. O hoje não tem nada a ver com o ontem, por isso, deixe de ficar presa ao passado. Concentre-se na oportunidade que você tem agora. Ninguém sabe o que pode acontecer nos próximos dias… Concentre sua atenção no presente.
Tome a iniciativa
Tenha uma atitude proativa e participe dos planos propostos pelo seu parceiro. Você também tem muito a dizer no relacionamento, por isso, fale sobre suas ideias, tome a iniciativa de conhecer mais sobre ele e pense positivo. Elogie o seu parceiro em uma base regular, isso fará ele muito feliz. Mas faça elogios sinceros, de coração.
Pense positivo
Evite as conversas e um espírito pessimista e negativo. Não se deixar levar pela corrente negativa de queixa, que só resulta em uma insatisfação crônica. Preste atenção ao seu vocabulário para que em suas conversas tenham muitas palavras com uma mensagem de esperança.
Faça mudanças
O que você pode fazer neste momento para melhorar seu relacionamento? Descobriu? Então faça. Quais mudanças gostaria de ver em sua relação a curto prazo? Fale com o seu parceiro sobre isso e veja o que vocês dois podem fazer.
Mude seus hábitos
Aposte em um estilo de vida diferente, marcado por hábitos saudáveis. Integre o esporte em sua vida, desfrute de uma alimentação saudável, cultive suas relações pessoais com seus amigos ou aposte em um desenvolvimento em nível profissional, isso vai te ajudar a ter uma perspectiva mais positiva das coisas.
Seja livre e feliz
Não tenha medo de se machucar, a vida é feita de erros e acertos. Parece bobo, mas pense em quantas vezes você caiu de bicicleta antes de finalmente aprender a guiá-la. Assim acontece com o amor, depois de muito errar, chega o momento em que uma das tentativas acaba em acerto.
Liberte-se das experiências dolorosas, pensamentos negativos, mas, sobretudo, aprenda a confiar em si mesma. Isso vai ajudar a parar de boicotar seus relacionamentos e viver plenamente. Você pode tentar! E nunca se esqueça: você merece ser feliz.
Se identificou com alguns desses itens? Já tentou boicotar algum dos seus relacionamentos por medo de se machucar? Conte sua história nos comentários. Vou ficar muito feliz em te responder.