Desde pequenas, fomos criadas para agradar alguém. Quando crianças, tentamos nos moldar para agradar aos pais, aos parentes e professores. Na adolescência, nos adaptamos para fazer amizades e conquistar alguém que nos atraia. Finalmente quando crescemos, cedemos à pressão da sociedade, que frequentemente dita regras de comportamento e nos conduz a fazer escolhas, nem sempre acertadas. Com toda essa pressão para ser aceita, acabamos nos esquecendo dos nossos desejos e sonhos. Qual é a sua missão neste mundo? Quem você nasceu para ser? E a pergunta mais importante: você sabe qual o seu propósito de vida? Vamos conversar sobre isso hoje!
No texto de hoje vamos abordar os seguintes tópicos:
- Quando você começa a pensar
- O que significa propósito de vida?
- Propósito é direção
- Começando a entender o propósito de vida
- Dicas para encontrar o seu propósito de vida
- Não é fácil, mas vale a pena
Quando você começa a pensar
Talvez você tenha se perguntado, em algum momento da vida, qual é o sentido disso tudo. Por que você está aqui? O que é realmente a vida? Será que é só receber contracheques e pagar contas? Qual o sentido de estudar 15 anos de nossas vidas, trabalhar sem parar e dizer para a próxima geração fazer tudo de novo se nem sabemos por que estamos fazendo isso? Tem que haver um propósito maior, certo?
Acredite, há muito mais que você pode fazer da sua vida. Você não precisa estar em uma vida que não gosta, em um trabalho que só te aborrece. Você tem talentos únicos que podem fazer a diferença para o mundo. Seria uma perda para o mundo se ele não conhecesse quem realmente você é. Só é necessário dar o primeiro passo.
O que significa propósito de vida?
Propósito significa a razão da existência. Claro e simples. O propósito da vida é a razão da sua existência. É por isso que você está aqui nesta terra.
Então, quando você está respondendo a questão do propósito de sua vida, você está realmente respondendo: por que você existe? Você tem que decidir o seu caminho e achar uma resposta a essa pergunta.
Propósito é direção
Então, por que faria sentido definir o meu propósito de vida? Porque conhecer o seu propósito lhe dará uma direção clara na vida.
Se você conhecer o seu propósito de vida, você ganhará clareza e terá o benefício de um sistema interno de orientação. E seguir esse caminho te satisfará com significado na vida. Um significado que você definiu para si mesma. Seu propósito de vida é como o objetivo final que você tem em sua vida. É a sua visão de como você deseja que sua vida seja.
Começando a entender o propósito de vida
As pessoas que conhecemos, as conversas que temos, os programas que vemos, os livros que lemos, tudo ao nosso redor tem uma forte influência em nossas vidas. Porém, não dedicamos tempo para avaliar o ambiente em que vivemos e não nos certificamos de que estejam alinhados com nossos objetivos e propósitos de vida. Como definir nossos propósitos? Algumas pessoas os têm muito claros, mas outras passam pela vida sem pedir ou encontrar.
Você pode encontrar o propósito de sua vida respondendo a essas perguntas simples:
- Você está satisfeita com sua vida atual?
- O que te inspira?
- O que você gosta de fazer? O que você ama?
- Para quem você faz isso?
- O que eles querem ou precisam de você? Como as pessoas mudam ou se transformam como resultado do que você compartilhou com elas?
Dicas para encontrar o seu propósito de vida
Para algumas pessoas sortudas, o chamado vem cedo, e elas passam os dias vivendo o seu sonho. Mas e o resto de nós?
Para aquelas de nós que encontraram o propósito mais tarde na vida (ou para aquelas que ainda estão procurando), nem tudo está perdido. Veja aqui algumas dicas que podem te ajudar:
1. Explore as coisas que você gosta de fazer e o que é mais fácil para você
Todas nascemos com um propósito profundo e significativo que temos que descobrir. Seu propósito não é algo que você precise fazer, já está lá. Você pode começar a descobrir seu propósito explorando duas coisas:
- O que você ama fazer?
- O que é mais fácil para você?
É claro que é preciso trabalhar para desenvolver seus talentos – até mesmo o mais talentoso músico ainda precisa praticar -, mas deve parecer natural. Eu por exemplo, adoro trabalhar com o público feminino, adoro ensinar, escrever, treinar, desenvolver seminários, workshops e cursos de transformação e pompoarismo.
Essas coisas são fáceis para mim. Embora eu tenha investido muitos anos aprendendo a dominar essas habilidades, adorei cada minuto disso. Em outras palavras, o trabalho é necessário, mas o sofrimento não é. Se você está lutando e sofrendo, você provavelmente não está vivendo seu propósito.
2. Descubra quais qualidades você quer expressar para o mundo
Primeiro, pergunte a si mesma: quais são as duas qualidades que mais gosto de expressar no mundo? As minhas são amor e alegria.
Em segundo lugar, pergunte a si mesma: quais são as duas maneiras pelas quais eu mais gosto de expressar essas qualidades? As minhas são inspirar e fortalecer as mulheres.
3. Parta para ação
Você não pode simplesmente ficar pensando em como você encontrará o propósito para sua vida. Você deve agir para encontrá-lo. Quanto mais ação você fizer, mais claras estarão na vida. Pare de fazer tantas perguntas. Isso vai funcionar? Eu deveria estar fazendo isso? O que acontece se eu não gostar? Vou ganhar dinheiro suficiente?
4. Use seu coração
Como mencionado acima, muitas pessoas querem pensar em cada passo que dão. Isso fará com que você perca muitas oportunidades que a vida tem para você. Fará com que você perca muitas coisas incríveis na vida que poderiam ajudá-la a encontrar o seu propósito de vida. Em vez de usar tanto a cabeça, comece a usar o coração com mais frequência. Faça coisas que você gosta e coisas que você ama. Deixe-se inspirar para dar passos que preencherão sua vida com paixão. Ao trazer mais alegria para sua vida, você encontrará seu propósito na vida.
5. Ajudando os outros
Ao pensar em como você vai encontrar o seu propósito de vida, provavelmente você pensa em si mesma. No entanto, quando você começa a ajudar os outros, tudo pode ficar mais claro na sua vida. Você vai conseguir ver o que os outros passam em suas vidas e sair um pouco da sua zona de conforto. Quando você faz isso, algo pode acender dentro de você para lhe dizer para onde você deve ir.
6. Deixando de lado os arrependimentos
Você não será capaz de encontrar o seu propósito de vida se estiver preso no passado. Pare de se agarrar aos arrependimentos que você tem na vida. Os arrependimentos impedem que você viva a melhor vida possível. Faça uma lista de quaisquer arrependimentos e escreva em um papel. Depois, queime e deixe esses arrependimentos saírem da sua mente. Este é um exercício libertador que lhe permite avançar para encontrar o seu caminho.
Não é fácil, mas vale a pena
Encontrar seu propósito de vida não acontece da noite para o dia. Isso acontece com paixão, motivação e uma mentalidade positiva. É uma jornada para toda a vida. Você encontrará frustrações e desafios ao longo do caminho. Alguns dias você vai querer jogar a toalha, se sentindo derrotada.
Não há problema em dar um passo de cada vez. É normal fazer uma pausa e reavaliar o que está fazendo de vez em quando. E não há problema em se sentir sobrecarregada. Nada que valha a pena é fácil. Por isso, não se desanime e continue na sua jornada. Seja quem você nasceu para ser. Você vai ver como sua vida irá mudar depois disso.
Gostou do artigo de hoje? Não deixe de enviar sua sugestão!
Super beijo!