Na hora do sexo existem muitos apetrechos que podem facilitar e melhorar o desempenho e o prazer. Um deles é o lubrificante íntimo, você já usou esse produto? Nesse artigo, vamos desvendar os poderes do lubrificante íntimo.
O lubrificante íntimo é bom para lubrificar a região íntima da mulher?
A lubrificação da região intima feminina é muito importante para se sentir relaxada e ter prazer no sexo. Entretanto, por diversas razões, muitas mulheres não conseguem ter uma lubrificação satisfatória. Assim, o lubrificante íntimo auxilia na lubrificação da mulher, proporcionando mais prazer durante a transa.
As causas mais comuns para a falta de lubrificação íntima na mulher são:
- anticoncepcionais;
- corrimento vaginal;
- estresse;
- medicamentos antialérgicos;
- menopausa.
Nesses casos, a mulher deve verificar com seu médico as causas da lubrificação íntima insuficiente e, com isso, solicitar métodos para reverter a situação e a possibilidade de utilizar um lubrificante apropriado para sua condição.
Quando utilizar o lubrificante íntimo
Durante o sexo, o uso do lubrificante íntimo é indicado na hora da penetração, vaginal ou anal. E o uso desse produto é ainda mais indicado quando a região não possui lubrificação suficiente. O uso de lubrificantes ajuda na diminuição do desconforto, dor e até sangramentos que podem ser causados pela penetração.
Quais os tipos de lubrificante íntimo?
Engana-se quem pensa que lubrificante íntimo é tudo igual, pois não é. E alguns possuem composição mais benéficas do que outros. Conheça os tipos de lubrificantes:
Lubrificante à base de água
Ideal para pessoas alérgicas. Esse tipo de lubrificante íntimo é hipoalergênico. Além do mais, ele também não é reagente ao látex do preservativo, garantindo maior segurança ao utilizá-lo. É menos consistente que outros lubrificantes íntimos do mercado, pois é a base d’água. É um dos mais adequados para utilizar durante o sexo.
Lubrificante à base de silicone
Outro que é bem adequado para utilizar é o lubrificante íntimo à base de silicone. A sua consistência é mais densa do que o à base de água. Esse tipo também não é reagente ao látex do preservativo, sendo uma opção segura para utilizar na hora do sexo. Contudo, a sua limpeza é mais complicada do que os à base de água, podendo manchar os tecidos das roupas e lençóis. Assim, é preciso cautela ao utilizá-lo.
Lubrificante à base de óleo ou petróleo
Esse tipo de lubrificante íntimo já não é muito utilizado e comercializado, pois sua fórmula contém derivados de substâncias prejudiciais e que podem reagir com o látex da camisinha. Dessa forma, rompimento do preservativo e outros problemas podem ocorrer. A sua consistência é mais densa do que os à base de água e de silicone.
Só pode ser usado durante o sexo?
Muitas pessoas pensam que o lubrificante íntimo só pode ser utilizado durante o sexo e penetração. Entretanto, não é bem assim que esse produto funciona, tendo diversas indicações de uso, como:
- Facilita a inserção de absorventes íntimos;
- Lubrifica preservativo;
- Auxilia na secura vaginal e elimina o desconforto íntimo.
Seu uso é perigoso?
Geralmente o uso de lubrificante íntimo não causa grandes riscos a saúde. Contudo, algumas situações desagradáveis podem ocorrer, como alergias e outros problemas a pele. Assim, a escolha do produto deve ser feita com cuidado, levando em consideração se sua pele é ou não sensível. Nos casos de sensibilidade, o uso de lubrificante íntimo á base de água é a melhor escolha.
Além disso, o perigo maior no uso de lubrificante íntimo é escolher aqueles que são reagentes ao látex da camisinha, pois eles podem favorecer o rompimento do preservativo, favorecendo a acidentes, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.
O uso de lubrificante íntimo atrapalha o prazer da mulher?
Um dos receios de usar lubrificante íntimo é a perda do prazer sexual na mulher. Entretanto, isso não ocorre, muito pelo contrário. O lubrificante íntimo garante mais conforto durante a penetração, e, consequentemente, mais conforto e aumento do prazer na mulher.
É ideal para o sexo anal?
Sim, o uso de lubrificante íntimo durante o sexo anal é indispensável. A região do ânus não possui lubrificação produzida de forma natural pelo corpo, o que pode atrapalhar na penetração nessa região, causando sangramentos, desconforto e dor. Assim, o uso de lubrificante é indicada quando houver essa prática.
Pode causar alergias?
Sim, o lubrificante íntimo pode causar alergia e outros problemas na pele de quem entra em contato com a sua composição. Contudo, a tecnologia da área cosmética e farmacêutica permite que esses produtos causam menos problemas à saúde.
Se você já possui pele sensível ou com tendência a alergias, a escolha correta é de lubrificante à base de água.
Os lubrificantes são unissex?
Se não tiver uma indicação, o seu uso é unissex. Entretanto, nos casos de lubrificante para o público feminino, esses produtos devem ser utilizados apenas em mulheres, pois a sua formulação e ph são desenvolvidos especialmente para o uso na região íntima da mulher.
Pode ser usado com absorvente interno?
Sim, o lubrificante íntimo também pode ser usado para facilitar a introdução de absorventes íntimos. Muitas mulheres possuem pouca lubrificação interna, mesmo durante a menstruação e isso causa desconforto na utilização de absorvente. Assim, para esse caso, o uso de um lubrificante também é indicado.
É indicado para mulheres na menopausa?
Sim, durante a menopausa as mulheres podem sofrer com a secura vaginal, o que causa desconforto e dor durante as relações sexuais. Muitas até evitam o parceiro e o sexo para não lidar com a situação. Entretanto, uma solução que auxilia na diminuição desse desconforto é o lubrificante , que deve ser utilizado nessa fase da vida da mulher.
Onde comprar lubrificante íntimo?
O lubrificante íntimo é facilmente encontrado em farmácias, especialmente os tipos comuns. Porém, quem gosta de inovar e usar lubrificantes comestíveis, o ideal é ir a uma sex shop e conferir os diversos tipos comercializados nas lojas especializadas em produtos para prazer e sexo.
Dez dicas de como escolher lubrificante íntimo
Quer utilizar lubrificante íntimo, mas não sabe como? Então confira as dicas e acerte na escolha!
1. Compre lubrificante específico para a região íntima
A região íntima é sensível e possui ph diferente de outras áreas do corpo. Por isso, o ideal é sempre comprar lubrificantes específicos para a região. Além do mais, esse cuidado evita problemas com corrimento e alergias, que podem ser bem incômodas.
2. Prefira os à base de água
O lubrificante íntimo à base de água é ideal para usar sem medo, afinal, não causa alergia, que é o principal receio por quem nunca usou esse tipo de produto. Além de sua composição não ser reagente com o látex da camisinha, o lubrificante evita que ela se rompa durante o sexo.
3. Usar o lubrificante íntimo à base de silicone também é uma boa opção
Apesar do lubrificante íntimo à base de água ser ótimo, ele pode não ser tão consistente, o que muitas pessoas não gostam. Nesses casos, o lubrificante de silicone é uma boa opção, pois é mais consistente e tão seguros quanto o de base de água.
4. Não use os lubrificantes anestésicos
A infinidade de produtos específicos para lubrificar a região íntima pode causar um pouco de perigo para as pessoas que não conhecem a sua utilização correta. O lubrificante íntimo com anestésico é um dos produtos comercializados, porém, seu uso é desaconselhável, pois ele pode causar problemas de saúde.
5. Inove com lubrificante íntimo comestível
No sexo, uma das coisas mais indicadas é não ter medo de inovar, afinal, é a hora certa para dar vazão fantasias. Assim, é indicado utilizar brinquedos, roupas e produtos que melhorem e causem mais prazer. Escolha os sabores que mais agradam o casal e aproveite!
6. Consulte um médico
A região íntima é sensível e requer cuidados antes de utilizar produtos, mesmo que eles sejam indicados para essas áreas. Dessa forma, consulte um médico para verificar as indicações e restrições quanto ao uso de lubrificante.
7. Use para o sexo anal
O sexo anal é uma prática que muitas pessoas evitam, principalmente as mulheres, pois pode causar dor e desconforto. Mas esses incômodos podem ser diminuídos com o uso de um lubrificante. Assim, ao utilizar esse produto durante a penetração, o prazer será muito maior, e o desconforto menor.
8. Evite lubrificante íntimo caseiro
Utilizar lubrificante caseiro já não é uma boa opção, afinal, os produtos caseiros utilizados para lubrificar possuem outras finalidades, além de aumentarem o risco de infecções e corrimentos na região íntima. Por isso, prefira sempre os produtos industrializados fabricados exclusivamente para lubrificar a região íntima.
9. Teste vários lubrificantes
Os lubrificantes são produtos como quaisquer outros. Por isso, a dica para encontrar os melhores, e que mais agradam, é testar vários: com aroma, sem aroma, comestíveis de marcas e finalidades diferentes, até encontrar os que mais agradam e se adaptam ao seu gosto e pele.
10. Converse com seu parceiro
O uso de produtos e brinquedos íntimos deve ser sempre conversado entre os parceiros. Assim, ao decidir utilizar um lubrificante, converse com seu parceiro e peça a opinião dele para que escolham juntos as melhores opções.
E então, gostou do post?
Então continue aqui no blog e confira outros artigos que também vão ajudá-la a entender mais assuntos sobre sexo e relacionamentos!
Super beijo!