No artigo de hoje você vai saber como funciona a terapia para casal e se você mais o seu parceiro estão precisando dar uma guinada no relacionamento, seja para ajustar o que não está indo muito bem ou para mantê-la, ainda mais firme e forte nos trilhos do amor.
Será que o seu relacionamento está precisando iniciar uma terapia para casal? Vamos lá descobrir!
Tópicos de hoje:
- Terapia para casal: o que é?
- Objetivo da terapia para casal
- Para que serve a terapia para casal?
- Quando buscar ajuda profissional:
- Terapia de casal: Entrevista com Fábio Caló
Terapia para casal: o que é?
Antes de mais nada você precisa saber a definição de terapia para casal para conseguir entender melhor a sua importância e os benefícios que ela pode trazer para um relacionamento.
A gente sabe que não existe relacionamento perfeito, chega uma hora que deixamos de acreditar em contos de fada, não é mesmo?!
Mas sabemos também, que é sempre possível melhorar uma relação quando existe amor. As terapias de casais são para isso, mas infelizmente muitos só procuram essa ajuda quando o relacionamento já está desgastado, beirando o fim.
Casamento, namoro, qualquer tipo de relacionamento entre seres humanos racionais, em algum momento terá o seu momento de “desentendimento”. Até porque, cada um tem a sua particularidade, não tem como concordar o tempo todo, 100% com alguém. Concorda comigo?
A terapia para casal é um tipo de psicoterapia na qual um terapeuta com experiência clínica trabalhando com casais, ajuda duas pessoas envolvidas em um relacionamento romântico a refletir sobre o relacionamento e isso não precisa acontecer apenas quando o casal estiver enfrentando uma crise.
Objetivo da terapia para casal
O principal objetivo da terapia para casal é resolver conflitos e melhorar a qualidade do relacionamento, utilizando uma variedade de intervenções terapêuticas.
A prática pode variar dependendo da orientação teórica do terapeuta, toda terapia para casal envolve os seguintes elementos gerais:
- Foco em um problema específico: dificuldades sexuais, vício em redes sociais, games em excesso, ciúme, algo que de fato aflige a harmonia do casal.
- Participação ativa por parte do terapeuta no tratamento da relação em si, em vez de cada indivíduo separadamente;
- Intervenções voltadas para a mudança logo no início do tratamento;
- Um claro estabelecimento de objetivos de tratamento.
Para que serve a terapia para casal?
Eu conheço casais que se dão super bem e são adeptos da terapia para casal, mesmo quando não existem problemas aparentes. Aí você me pergunta, mas porque Cátia, porque procurar uma terapia para casal se está tudo indo bem no meu relacionamento?
É exatamente para isso que a terapia de casal serve meu amor, para evitar que os obstáculos e problemas apareçam e permaneçam. É normal do ser humano esperar a relação dar aquela esfriada para tomarem alguma decisão, mas antes tarde do que nunca!
A terapia para casal serve para você se permitir sentar e conversar sobre a relação com um profissional que está ali do lado de fora do convívio de vocês. Ele que está ali para ajudar, livre de julgamentos, e que não irá tomar partido.
Claro, não é algo tão fácil propor ao parceiro, os homens em si são bem mais reservados quando o assunto é sentimento e falar sobre eles, isso exige desprendimento, e não só do seu parceiro, mas de ambas as partes.
Se já é difícil propor o diálogo a dois, com uma terceira pessoa essa missão pode ser ainda mais intimidadora, mas não desanime por isso. Eu não disse que seria uma tarefa fácil, mas depois que começa a dar certo é uma maravilha!
Uma vez vencidos os preconceitos, receios e inseguranças que impedem a ida ao consultório, os efeitos da terapia para casal podem ser transformadores e ajudará a resgatar tudo aquilo que, um dia, uniu você ao seu parceiro.
Quando procurar ajuda profissional?
Essa é uma dúvida recorrente, me perguntam bastante qual é o momento certo para buscar a terapia para casal. E isso deve acontecer quando você e o seu parceiro notarem que existe a necessidade do auxílio para melhoria do relacionamento como eu disse, não precisa dar merda para ir buscar.
Mas caso já tenha dado merda, aconteceu algo e o casal precisa de ajuda para superar e vencer os obstáculos existentes na relação, seja a falta de diálogo ou algo mais difícil como uma traição por exemplo.
É na terapia para casal que vocês conseguem vencer juntos todas as dificuldades, claro, se os dois realmente estiverem dispostos a salvar o relacionamento. Eu sugiro que você procure ajuda profissional antes dos problemas surgirem e quanto estes sinais estiverem on:
1 – Quando a confiança foi quebrada
2 – Quando as brigas estão ficando mais frequentes
3 -Quando a comunicação está sendo falha
4 – Quando algo parecer errado, mas você não tem certeza do que ou por quê
5 – Quando tiver algo que você quer que seu parceiro saiba, mas você não é capaz de dizer a ele
6 – Quando um ou ambos perdem a razão durante um conflito
7 – Quando a intimidade física é um problema
8 – Quando a intimidade emocional for inexistente
9 – Quando você se sentir presa em maus padrões
10 -Quando você tiver passando por algo difícil que está mude a maneira como você se conecta com o seu parceiro
Terapia de casal: Entrevista com Fábio Caló.
Nesse vídeo eu entrevistei o Fábio Caló, que é psicólogo e terapeuta de casais. Um especialista com mestrado em análise do comportamento e diretor do INPA – Instituto de Psicologia Aplicada. Será que ele entende muito do assunto?
Brincadeiras a parte, eu aprendi muito sobre relacionamento com o Fábio, e olha que eu já sou bastante experiente no assunto. Acredito que vai ser um vídeo muito esclarecedor para você também, uma grande ajuda para o seu relacionamento.
A gente conversou muito sobre terapia para casal, medos, traição, ciúmes e claro, sobre SEXO. O Fábio é um cara didático e com um conhecimento ENORME. Ele deu dicas incríveis, se eu fosse você não perderia nenhum minuto dessa entrevista. Confira e depois venha aqui comentar o que achou!
Se você tiver alguma dúvida ou se quiser dar a sua opinião sobre o assunto escreva aqui embaixo. Eu vou amar te responder!
Um super beijo!