O perdão é uma habilidade muito valorizada, porque ao perdoar, a pessoa sente uma experiência de transformação, pois é algo profundo e que muitas vezes leva tempo, além de ser um aprendizado.
Aqui você vai entender o que é perdão, o que não é perdão e como fazer para perdoar e como o perdão é importante na vida e no relacionamento.
O que é perdão?
De acordo com Enright, Freedamn e Rique, perdão é uma atitude moral na qual uma pessoa considera abdicar do direito ao ressentimento, julgamentos, afetos e comportamentos negativos para com uma pessoa que a ofendeu injustamente. E ao mesmo tempo, nutrir a compaixão, a misericórdia e possivelmente o amor para com o outro que ofendeu.
Bonita definição não é mesmo? E como colocar tudo isso em prática? Parece desafiador, impossível ou inimaginável?
Mas sim, é possível perdoar. Pode ser um processo curto ou longo, mas é possível e sim, é um pouco desafiador principalmente dependendo do que foi feito.
Perdão é assumir a responsabilidade pelo que sente, recuperar seu poder e ter mais controle sobre seus sentimentos.
É uma escolha, um processo, um caminho a percorrer, é libertar a si mesma do sofrimento.
Desejo de vingança
Quando se é traído, ofendido ou julgado injustamente, o desejo imediato ou é de vingança, de fuga ou de evitar a pessoa e nunca mais ver a cara dela.
De querer machucar a pessoa e fazer com que ela sinta a mesma dor que ela fez você sentir.
De acordo com o estudo de Evertt Northington, da Universidade da Virgínia, as pessoas que mostram uma alta motivação para a vingança tem menos satisfação no relacionamento. Já as que tendem a perdoar relatam maior qualidade no relacionamento e também maior comprometimento.
Ou seja, quanto mais motivado a pessoa está de se vingar, retaliar ou evitar a outra pessoa, maior a sua capacidade de não perdoar.
O que o perdão não é?
- Negar seu sofrimento;
- Fingir que nada aconteceu;
- Agir como se algo doloroso não aconteceu;
- Concordar com o acontecido ou desculpar o mau comportamento;
- Não é aceitar passivamente o que aconteceu;
- Desistir de obter justiça, mas lembre-se que justiça não é vingança;
- Se reconciliar por conta de pressão dos outros ou dele mesmo.
É importante ressaltar que o perdão não é aceitar o que a outra pessoa te fez, como se você desse licença ou permissão para que ela fizesse novamente. O perdão é algo para você mesma voltar a se sentir bem e sem este peso nas costas, se sentir em paz.
É se livrar da dor que está devorando você por dentro, roubando sua alegria e paralisando sua capacidade de amar e confiar.
E por que o perdão é tão importante?
O perdão é tão importante porque quando a pessoa perdoa, ela se liberta de sentimentos negativos, da dor que está a devorando por dentro, ela ESCOLHE se libertar disso, ou seja, é uma decisão que ela toma.
E segundo Michaell McCullough, da Universidade de Miami, assim como a vingança é uma característica inata da natureza humana, o perdão também é. Ou seja, é uma questão de escolha, um processo, um caminho a ser percorrido.
O perdão é sempre para você mesma, para que possa se sentir melhor, com menos ou nenhum sentimento negativo.
O perdão e seus benefícios:
Quem perdoa tem | Quem não perdoa tem |
Menos chance de se sentir com ódio, raivoso, deprimido, hostil, zangado e neurótico Mais chance de ser mais feliz, mais saudável, mais agradável, mais serena | Mais chance de se sentir com com ódio, raivoso, deprimido, hostil, zangado e neurótico Menos chance de ser feliz, saudável, agradável, serena Ruminação persistente e insistência na vingança |
Fonte: Revisão feita por McCullough, (2000)
Como é perdoar de verdade?
- Parar de ficar evitando a pessoa a qualquer custo;
- Sentir menos ou nenhum desejo de prejudicar ou buscar vingança;
- Vontade de agir positivamente em relação a pessoa;
- Reduzir ou eliminar o ressentimento e as motivações para vingança;
Evitar a pessoa não vai te libertar da mágoa, a diferença é que você não quer mais partir para cima da pessoa para descontar nela, mas você continua com a mágoa, ressentimento, raiva, ou seja, com todos esses sentimentos negativos, o que faz com que você mesma sofra e dependendo do quanto tempo e da intensidade que está remoendo este sentimento, pode refletir diretamente no seu corpo também.
O perdão não acontece do dia para a noite, não necessariamente é algo fácil de se fazer, principalmente dependendo do tipo e grau de injustiça/traição que foi feita com você.
Existem 2 tipos de perdão:
- O perdão mais racional
Neste você toma a decisão racionalmente de perdoar, fazendo com que você mude de atitude em relação a quem te traiu/ofendeu, como por exemplo abrir mão da vingança. E essa forma pode ser mais rápida.
- O perdão mais emocional
Neste caso, a mudança é mais lenta e pode até chegar a não acontecer. Neste tipo de perdão, as emoções negativas são substituídas pelas positivas, como empatia, simpatia, compaixão.
Lembrando que isso é um processo e leva tempo, então não se cobre tanto.
Eu preciso me reconciliar para perdoar?
Não. O perdão não gera uma relação. Uma coisa não está relacionada a outra. Você pode perdoar a pessoa e decidir se separar dela ou não ter mais contato ou ainda pode perdoar a pessoa e decidir dar uma segunda chance a ela, ao relacionamento de vocês.
Porém lembre-se que não tem como haver uma reconciliação sem perdão no relacionamento.
Perdoar também não significa que ela precise te pedir desculpas. Muitas vezes uma pessoa que te magoou já faleceu. O importante é deixar de carregar os sentimentos e emoções negativas e buscar sentimentos positivos.
Condições para o perdão, você faz isso?
Quando você coloca uma condição para perdoar, por exemplo, só vai perdoar se a pessoa te pedir desculpas ou fizer algo para mostrar que está arrependido, você deixa o poder na mão da outra pessoa, o que falsamente te dá uma sensação de controle.
Infelizmente não é possível esquecer o que a pessoa te fez, apagar da memória. É algo que sempre estará ali. Porém é possível que você se lembre do acontecido sem sentir as emoções negativas, como raiva e ressentimento. Este é o segredo.
De nada adianta também dizer que perdoou a pessoa e ficar jogando o acontecido toda hora na cara dela, lembrando disso o tempo todo, acusando e julgando sempre que tiver uma chance.
Isso só mostra que você disse que perdoou da boca para fora, mas isso ainda te incomoda profundamente e te gera sentimentos negativos.
Agora que você já sabe o que é perdão, o que não é perdão, os benefícios que ele gera e como perdoar, qual será o seu próximo passo?
Ajuda profissional:
Se você acredita que precisa de ajuda de uma profissional Master Love para dar o próximo passo, para te ajudar a dar mais clareza sobre a situação que está vivendo, ou se decidiu perdoar mas está com dificuldade de fazer isso, pode contar com minha ajuda através do atendimento Master Love.
Durante o processo Master Love vamos trabalhar com exercícios de perdão, identificar melhor a situação e como e por que perdoar de maneira mais aprofundada e usando várias outras técnicas, tudo isso de maneira personalizada e com o meu acompanhamento.
Se você quiser marcar um atendimento comigo e entender melhor como tudo isso funciona clique no botão que vai estar logo abaixo ou me chama pelo meu instagram @danusahl.
Danusa Hansmann
Certificação: 1912021
Este texto foi escrito por uma profissional MasterLove certificada. Para acessar o perfil da Danusa Hansmann na plataforma e agendar a sua sessão de atendimento com ela, clique no botão abaixo: