Lembra como era seu relacionamento quando começou, lá no início do namoro? Provavelmente tinha muito romantismo, frio na barriga, ansiedade sobre como seria o futuro juntos… Com o tempo, é normal que essa energia inicial vá se dissipando, a relação fica mais calma e, às vezes, até mesmo sem graça! Para evitar que a rotina se torne um problema para o seu namoro ou casamento, muitas vezes é preciso resgatar o clima de começo de namoro, relembrando o que fez vocês ficarem juntos e renovando a energia como casal.
Tá sentindo saudades daquele tempo? Foi para ajudar você que gravei o vídeo abaixo. Apesar de curtinho, traz alguns ensinamentos que podem mudar seu relacionamento! Quer saber como? Assista!
Como acredito que esse é um tema muito importante para as mulheres que querem manter um relacionamento forte e duradouro com seus parceiros, vou falar mais sobre o assunto aqui no blog Mulheres Bem Resolvidas também. Aproveite a leitura!Neste artigo vou falar sobre:
- O que seu relacionamento tinha de bom?
- O que mudou em seu relacionamento?
- Recuperando o clima do começo de namoro
- Hora de fazer a sua parte!
O que seu relacionamento tinha de bom?
Antes de eu dar algumas dicas sobre como recuperar o clima do começo de namoro, acho que vale a pena você fazer uma reflexão e lembrar como realmente era seu relacionamento naquela época.
Faça uma lista com aquilo que faz você sentir mais saudades! Mas tome cuidado, o importante para o seu relacionamento é recuperar o clima do início dele, não dos namoros e casamentos de outras pessoas que você conhece. Cada casal tem a sua química própria!
Para ajudar na sua lista, recuperei algumas características comuns de começo de namoro para a maioria dos casais:
Muita proximidade
No começo de namoro, os casais não se desgrudam! Acontecia isso com vocês também? Por estarem se conhecendo, a proximidade não era apenas física, mas também nas palavras. As conversas tinham como objetivo descobrir gostos, sonhos e desejos, tornando vocês cada vez mais íntimos. Sente falta desse tempo?
Mãos dadas
Também relacionada com a proximidade, outra característica do início de namoro é sempre andar de mãos dadas, assim como fazer demonstrações de afeto em público. Em parte como forma de carinho, em parte como forma de mostrar ao mundo que o relacionamento estava acontecendo, esses atos tornavam vocês mais íntimos e seguros em torno da relação.
Frio na barriga
Lembra o frio na barriga que sentia ao saber que ele estava chegando? Ou então quando o telefone tocava e era uma ligação dele? Isso acontecia também por uma ansiedade em não saber o que viria pela frente. Depois de um tempo, com a rotina da relação, esse frio na barriga também vai diminuindo.
Diferente todos os dias
Por fim, outra característica bem comum em começo de namoro é a novidade. Cada dia na relação parecia ser diferente, com surpresas, novas experiências, novos lugares… Isso tudo tornava o namoro muito emocionante, não é mesmo?
O que mudou em seu relacionamento?
Só você e seu parceiro podem saber de fato o que mudou desde o começo de namoro de vocês e em que intensidade isso aconteceu. Embora existam casais que consigam manter muito bem o clima de romantismo por anos e anos, não há como a relação não mudar.
Por isso, faça agora outra lista importante. Detalhe tudo o que acha que mudou no seu namoro ou casamento nestes últimos tempos. É claro, há evoluções positivas também, que não devem ser ignoradas. Assim, você lembra o que mudou para melhor no seu relacionamento!
Recuperando o clima do começo de namoro
Agora que você fez o exercício para saber o que mudou no relacionamento com seu parceiro, deve saber também o que gostaria que voltasse a ser como era antes, estou certa?
Para isso, você também terá que fazer uma reflexão sobre o começo de namoro e lembrar como eram as suas atitudes nessa época. Não podemos cair no erro de achar que tudo mudou por culpa do parceiro ou, então, porque simplesmente o tempo passou. Pense no assunto, no que seu comportamento mudou?
Para ajudá-la, gostaria de dar algumas dicas para recuperar o clima do começo de namoro! Aproveite e as coloque em prática!
Arrume-se sempre!
Lembra como você se arrumava antes de encontrar seu parceiro no início de namoro? Cada vez que se viam, havia uma grande preparação! Provavelmente, nesta época você também mudou o corte de cabelo, comprou roupas novas, testou novas maquiagens… Acertei?
Se produzir quando for encontrar seu marido ou namorado não é algo que faz por ele, mas sim por si própria! Experimente fazer o teste de voltar a se arrumar como antes e veja como se sente mais confiante e mais desinibida!
Mande mensagens de amor
Parece que não há palavras suficientes para expressar tudo o que sentimos no começo de namoro! Mandamos cartas, mensagens de amor no WhatsApp, bilhetinhos românticos…
As palavras têm um grande poder para esquentar o relacionamento e também para abrir espaço para o diálogo sobre outros assuntos. E você já sabe, a comunicação tem um papel importantíssimo para manter um relacionamento de sucesso!
Reviva essa época das declarações de amor, certamente seu parceiro ficará muito surpreso!
Intimidade de menos
Algumas coisas nós perdemos ao longo do relacionamento, mas tem uma que se torna mais forte: a intimidade! O problema é que nem todos os lados disso são positivos. Ou vai dizer que no começo de namoro você ia ao banheiro de porta aberta ou ficava assistindo TV com o pijaminha velho e furado?
Se estiver fazendo isso, pare agora! Certamente esses comportamentos estão deixando o clima do início do relacionamento cada vez mais distante!
Preste atenção nos pequenos hábitos de vocês e quais são os que podem diminuir o romantismo da relação. Sutilmente, deixe esses hábitos para trás, recuperando os bons hábitos do começo de namoro.
Surpreenda sempre
Jantares românticos, presentes sem motivo específico, ligações fora de horário: no início da relação, a surpresa estava sempre presente. Tanto você quanto seu parceiro se esforçavam em surpreender e isso mantinha um clima mágico entre vocês.
Faça surpresas para seu namorado ou marido, usando a criatividade para não repetir o que já fizeram antes. Certamente ainda há muito o que explorar!
Saia da rotina
Duvido que no começo de namoro você e seu parceiro ficassem tanto tempo em frente à TV como agora. Acertei? Vocês dois precisam sair da rotina, fazendo passeios juntos! Caminhadas no parque, idas ao cinema, jantares em restaurantes legais, viagens de carro: existem vários programas para mudar um pouco a rotina.
E sabe o que é mais legal dessas ocasiões fora do comum? Vocês arrumam tempo para conversar mais e para fazer planos juntos, algo que certamente fortalece a relação.
Inove na cama
O sexo no começo de namoro também costuma ser maravilhoso, com vocês dois tentando entender o que os excita e o que os leva ao prazer. O quanto disso ficou para trás e caiu na rotina?
Sempre há algo novo para se mudar no sexo entre vocês! Experimentem novas posições, usem acessórios e testem novas preliminares. O único risco é reacender um fogo que ficou apagadinho desde o começo da relação!
Hora de fazer a sua parte!
Bom, eu já fiz a minha parte! Neste artigo dei alguns caminhos para você relembrar do que sente falta quanto ao começo de namoro e também algumas dicas para recuperar esse clima tão gostoso. Agora é com você!
Nada de ficar esperando que a mudança venha apenas do seu parceiro, você também pode fazer sua parte para recuperar a química no relacionamento, não acha? Sempre, é claro, deixando aberto o diálogo com ele para expressar o que sente e o que gostaria de mudar.
Não se esqueça, porém, de que os relacionamentos mudam ao longo do tempo, vocês amadurecem juntos, se conhecem melhor e redescobrem novos prazeres. Seu namoro ou casamento não voltará a ser exatamente como no início, mas, certamente, você pode buscar algumas características daquela época para recuperar no momento atual, reacendendo a paixão entre vocês.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]
Você tem outra sugestão para as leitoras do Mulheres Bem Resolvidas resgatarem a química do início do relacionamento? Conte aqui nos comentários deste artigo!