Muitas mulheres sofrem por anos com o problema de como lidar com o sentimento de culpa. Algumas nem têm consciência do que está acontecendo e poucas tomam as medidas certas para resolver.  Então me acompanhe até o final para saber se pode estar acontecendo com você e como resolver esse problema.

Hoje vou falar sobre como lidar com o sentimento de culpa, isso mesmo, o “sentimento de culpa” que está presente em vários momentos de nossas vidas. Já posso até te deixar aliviada, isso não acontece só com você e acontece com muito mais frequência do que você pensa. A diferença é que há mulheres que se afundam neste sentimento e outras não.

Você já deve ter falado para você mesma:

“Se eu não tivesse comprado aquele vestido preto isso não teria acontecido.”
“Se eu tivesse dado mais atenção para ele isso não teria acontecido.”
“Se eu tivesse filhos  isso não teria acontecido.”
“Se eu tivesse organizado a casa isso não teria acontecido.”
“Se eu fizesse aquilo isso não teria acontecido isso.”

A culpa não é sempre  ruim, já que o remorso ou arrependimento promove mudanças no comportamento e gera empatia. No entanto, quando este sentimento não é benéfico, ele gera uma tristeza e vergonha profunda, que pode se tornar algo cíclico.

A mente ativa a preocupação, um enorme sentimento de remorso que, para muitas, parece um misto de náusea e um senso de arrependimento – tornando-se um processo muito doloroso. Já passou por isso? Ou já viu isso estampado no rosto de outra pessoa? Tenho certeza que sim.

É natural que muitas se sintam culpadas com bastante frequência, já aconteceu comigo e bem possivelmente já aconteceu com você.

Há dois caminhos. Há o lado negativo, que acabamos de comentar e o outro lado que, apesar de ser contrário à crença comum, pode mostrar como lidar e enfrentar a vida. Então a culpa pode ser saudável, mas dependendo da dosagem também pode destrutiva.

Mas a mensagem  que eu quero deixar com esse vídeo abaixo é que a culpa pode não ser sua. Dê uma olhadinha no que gravei especialmente para você.

O sentimento de culpa pode torná-la emocionalmente desequilibrada, transtornada e ainda pode destruir sua autoestima. Tudo isso pode gerar péssimos pensamentos que podem afetar praticamente todos os mecanismos físicos e mentais do seu corpo. Muitas vezes você muda até a maneira de falar ou agir e em algumas situações pode se tornar um terrível problema que assombra a sua vida e suga a sua energia.

Após um acontecimento  significativamente  assustador, vergonhoso, doloroso, um medo, um trauma, um grande erro ou o que quer que a tenha magoada,  o cérebro automaticamente inicia uma ciclo repetitivo de pensamentos, em que você não consegue esquecer, fica remoendo de forma incontrolável. É importante ter cuidado com o que você diz para você mesma quando está com dificuldades.  Você tem que ter uma conversa interna como se estivesse conversando com um amigo que está passando por problemas.

Você pode caminhar para frente ou permanecer no mesmo lugar de sempre. Só você pode mudar isso, viver uma vida mais plena e bem resolvida. Só que você tem que querer mudar. Só depende de você.

Isso pode te dar mais força para sobreviver e vencer!  Aquilo que você diz a si mesma de forma repetida fica enraizado na sua mente e pode ter efeitos enormes nas suas ações, fazendo de você uma pessoa melhor, mais consciente, mais inteligente e mais experiente evitando erros futuros.

Como lidar com o sentimento de culpa?

Perdoe-se e aprenda com os erros. Lembre-se que nem sempre a culpa é sua, e se possível não procure culpados, mas sim soluções.

Se quer mais informações sobre a Semana da Mulher Bem Resolvida, que vai acontecer em maio, faça sua inscrição clicando em Quero fazer minha inscrição. No ano anterior muita gente ficou de fora! Você vai receber uma série de vídeos com muito conteúdo interessante sobre Relacionamento, Sensualidade, Sexualidade e Autoestima.

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.

Isso vai fechar em 0 segundos