As calcinhas são como a segunda pele para a mulher. Não importa o tecido, tamanho ou cor, o fato é que comprar uma lingerie nova sempre faz bem para a nossa autoestima. Mas qual modelo escolher? É uma pergunta que muitas vezes eu escuto, porque dependendo do modelo escolhido, nosso corpo será mais ou menos favorecido. Por isso, no post de hoje, vou te contar qual os melhores tipos de calcinha para cada corpo. Então, dê adeus as velhas calcinhas e comece a se sentir sexy.

tipos de calcinha

Conselho principal

Na hora de escolher uma lingerie, o segredo é achar uma peça que ressalte o que gostamos do nosso corpo e “esconda” o que você goste menos. Cada mulher tem um tipo de corpo diferente que pede tipos de calcinha diferentes. A cor e o modelo podem valorizar ainda mais o corpo feminino e ressaltar o que cada uma tem de melhor. Com a peça certa é possível disfarçar barriguinhas ou ganhar curvas.

Modelos de corpo

Geralmente separamos os modelos dos corpos das mulheres de acordos com as características mais acentuadas. Os tipos são: pêra, ampulheta, retângulo, oval e triângulo invertido. Identifique qual o seu tipo de corpo e saiba qual o tipo de calcinha que irá te favorecer ainda mais.

Os melhores tipos de calcinha para cada corpo

Corpo pêra

Mulheres com esse tipo de corpo têm os seios pequenos ou médios, os ombros são menores que os quadris, a cintura e braços são finos e bem desenhados. O truque para deixar esse corpo harmonioso é deixar o quadril com aparência menor e dar ênfase para os seios.

Tipos de calcinha indicada: Prefira calcinhas com alças largas e mais altas, como a caleçon, um modelo de calcinha com a lateral bem larga, com cintura alta e que cobre quase que por completo o bumbum, deixando só a parte de baixo de fora.

Cores: De preferência à escuras e lisas. Caso queira usar estampado, escolha uma com cor escura.

Evite: Peças que chamem a atenção para o quadril.

tipos de calcinha

Corpo oval

Nesse modelo, as linhas do corpo são curvas e o pescoço é largo. Costas e seios volumosos, sendo a região da cintura bem arredondada. O truque é optar por peças que forneçam firmeza e modelem o corpo.

Tipos de calcinha indicada: Opte pelas calcinhas que modelem a cintura, pois alinharão as medidas, criando curvas no corpo. Uma boa opção são as calcinhas modeladoras, corsets, espartilhos e bodys, que cumprem exatamente a função de modelar e afinar a cintura da mulher.

Cores: Abuse dos tons mais escuros e de desenhos verticais.

Evite: peças muito largas e desenhos horizontais.

Corpo retangular

Corpo muito comum entre algumas modelos. Ele é caracterizado pela formação de um retângulo porque tanto ombros como quadril e cintura possuem quase a mesma largura e a cintura é reta. A dica nesse caso é criar curvas na sua silhueta e marcar a cintura.

Tipos de calcinha indicada: O importante é adicionar forma às suas medidas. Pode abusar de detalhes de rendas nas laterais, dando destaque a cintura e os quadris, realçando as curvas. Uma boa pedida é o modelo tanga que proporcionam o efeito asa delta ou o modelo string, que possui a lateral bem fina,  e valoriza o bumbum.Calcinhas com rendas, coloridas, babados e lacinhos dos lados também são uma boa escolha.

Cores: Nesse caso, não existe restrição de cores, então ouse e experimente cores diferentes.

Evite: Calcinhas largas e peças mais finas.

tipos de calcinha

Corpo ampulheta

O corpo com o formato ampulheta tem os ombros e quadris do mesmo tamanho. A cintura é definida e o seio costuma ser maior. O seu maior objetivo deve ser manter as suas formas curvilíneas, sem aumentar os seios ou o quadril.

Tipos de calcinha indicada: Aqui o desafio é manter as formas curvilíneas sem aumentar o quadril. Escolha modelos com  a lateral mais larga, que ajudam a disfarçar o culote. Invista também em calcinhas com cós na altura do quadril. Um modelo indicado são os shortinhos que possuem cintura alta e lateral alta também.

Cores: Estampas menores e peças lisas.

Evite: Alças finas e detalhes na lateral.

tipos de calcinha

Corpo triângulo invertido

A mulher com esse tipo de corpo possui costas largas, seios grandes, bumbum e quadril pequenos. O ideal, neste caso, é buscar harmonizar essa diferença, aumentado o volume da cintura e do quadril.

Tipos de calcinha indicadas: O desafio é dar formas para a parte inferior do corpo e suavizar a parte de cima. Calcinhas com babados e lacinhos, para aumentar a região do quadril, são bem-vindas. Os modelos indicados nesses casos são a calcinha string e a tanga , que podem deixar o quadril em evidência, já que forma uma diagonal no bumbum da mulher e é justamente isso que valoriza o quadril.

Cores: As cores são liberadas. Uma dica para  aumentar a região do quadril: use lingerie preta com fundo de cor mais clara.

Evite: Nesse caso, a restrição está na parte de cima. Não use sutiãs de bojo.

tipos de calcinha

Use e abuse da criatividade

Escolher um modelo de lingerie ideal pode fazer milagres para a sua autoconfiança. Você vai se sentir bonita e sua autoestima vai às alturas. E quando nos sentimos bem, o mundo a nossa volta percebe, não é mesmo? Mas lembre-se: o texto de hoje é apenas uma dica para ajudar. A decisão final é sua. Use e abuse da sua criatividade e vista o que achar melhor.

Gostou das nossas dicas? Qual o seu estilo? Conte para a gente nos comentários. Vou adorar conversar com você.

Super beijo!

Texto de Cátia Damasceno

Cátia Damasceno é Fisioterapeuta especializada em uroginecologia, coach, palestrante e idealizadora do Programa Mulheres Bem Resolvidas.

Isso vai fechar em 0 segundos