Quando terminamos um relacionamento com uma pessoa que foi muito importante em nossas vidas, muitas vezes é difícil ver um lado positivo. Embora pareça impossível, é importante refletirmos sobre o que a relação nos trouxe e como podemos tirar proveito de tudo isso no futuro. Podemos tirar lições da nossa dor. Hoje eu trouxe algumas coisas que nós aprendemos quando o relacionamento acaba. Leia com atenção e veja como essas lições podem te ajudar nesse momento difícil.
É normal que no início a nossa mente fique focada no término e você não consiga pensar em mais nada além dos bons momentos que passaram juntos e da solidão que você vai sentir a partir de agora. Com o passar do tempo, a dor diminui e a situação vai ganhando novas cores e sua mente fica mais clara. Quando isso acontece você consegue enxergar uma infinidade de coisas que você aprendeu com esse relacionamento e que irá te acompanhar ao longo da vida.
Muitas vezes pensamos que nossos relacionamentos passados foram um fracasso e um desperdício de tempo com a pessoa errada. Mas por trás desses sentimentos de tristeza e culpa há muita sabedoria. Em vez de questionar “por que isso acabou?” a pergunta deve ser “que lições eu vou aprender com isso?”.
No texto de hoje vamos abordar os tópicos:
- As pessoas não nos pertencem
- Todas nós precisamos do nosso próprio espaço
- Você é completa
- Você não pode mudar ninguém
- A paixão não é eterna
- Perdoar para superar
- Alguns relacionamentos acontecem para nos ensinar
- Você precisa passar por um período de luto
- O mundo não acaba
- Você vai redescobrir seus gostos
- Quando o relacionamento acaba, os amigos são seu apoio
- O mundo é seu
- No fim, valeu a pena
As pessoas não nos pertencem
As pessoas não são posses. Isso significa que você não tem direito de dizer a ninguém como ela deve viver sua vida, independentemente do tempo que estão juntos. Namorar, casar não é atestado de propriedade. O fato de alguém namorar ou casar com você não te dá o direito de interferir em cada aspecto da vida dela. A melhor coisa é o casal impor limites saudáveis, honrando o seu ego e o da outra pessoa. É uma boa lição para um próximo relacionamento.
Quando o relacionamento acaba todos precisam do próprio espaço
Estar apaixonada por alguém não significa que você tem que gastar cada hora de sua vida com essa pessoa, fundir sua personalidade com a dela e esquecer seus próprios sonhos e necessidades. Encontrar o amor significa aproveitar ao máximo os momentos passados juntos e respeitar o tempo que você gasta sozinha, fazendo as coisas que te fazem bem. É muito doloroso perder-se no processo de amar o outro. É quando o relacionamento acaba que você começa a ver o quanto é saudável ter momentos para você mesma.
Você é completa
Já ouviu falar que todo mundo é a metade de uma laranja? Quando o relacionamento acaba, você descobre que não precisa encontrar a sua metade porque você é uma laranja inteira. Se você busca em alguém o amor de que deveria estar dando a você mesma, nunca poderá ser verdadeiramente independente e feliz. Sempre irá precisar de que os outros te amem para que você ame a si mesma. Se você não é feliz com você mesma, não será feliz com mais ninguém. Depois que o relacionamento acaba, você descobre que é possível cultivar o amor próprio e a felicidade em você mesma primeiro, antes de compartilhar com os outros.
Você precisa passar por um período de luto
O melhor conselho que as pessoas podem dar a alguém que está passando por uma ruptura é ficar ocupado e manter a cabeça ocupada com outras coisas. O problema é que às vezes, nós levamos isso muito a sério e fazemos qualquer coisa para preencher o vazio que a outra pessoa deixou. A verdade é que precisamos chorar, ouvir nossas emoções e nos dar tempo para curar nossos corações antes de retomar o nosso caminho.
Não pare de fazer coisas que você ama, mas não se engane fingindo que nada disso te afeta. Você precisa aceitar até que toda sua dor chegue ao fim. Aí sim você poderá avançar.
Você não pode mudar ninguém
Não se engane pensando que pode mudar o seu parceiro. Claro que podemos motivar os outros pelo nosso exemplo, mas forçar alguém a mudar é tirar a liberdade do outro. Além de tudo, não é uma estratégia muito eficaz para obter o que deseja. As pessoas mudam quando sentem o desejo interior de mudar. Quando pressionamos, pode haver melhorias temporárias, mas com certeza isso vai causar ressentimento e discussões no futuro. As pessoas são motivadas a mudar pelo exemplo que você dá, não pelas palavras que você diz. Se quiser mudar alguém, mude a si mesma.
A paixão não é eterna
Frio no estômago, roupas e maquiagem para impressionar, falar ao telefone por horas… Tudo isso é sinal de paixão e todas essas coisas tendem a ficar mais leves para dar espaço para o amor. O amor significa aceitar um ser imperfeito e amá-lo como ele é. É ser autêntico e compartilhar seus pontos fracos com alguém sem medo de ser julgada.
Quando você compartilhar com alguém o melhor, o pior e o mais feio de você, o amor cresce.
Perdoar para superar
As mentiras, as críticas e os insultos trocados podem voltar para te assombrar. Você não pode mudar o que aconteceu, não pode desfazer suas lágrimas e não pode voltar no tempo. Então, pare de sentir ódio, pare de pensar sobre vingança, pare de se torturar lembrando de tudo uma e outra vez. Perdoe não porque ele merece, mas porque você merece um pouco de paz de espírito.
Você vai redescobrir os seus gostos
Depois de tanto tempo com outra pessoa, certamente você adaptou seus hábitos ou vocês dois criaram alguns costumes juntos. O hobby que seu parceiro tinha agora é seu e seus gostos musicais parecem ideais para você. Agora que o relacionamento acabou, é hora de redescobrir o que você gosta, os filmes que deseja ver, os programas que te fazem bem. Você já não tem que agradar a ninguém além de você.
Alguns relacionamentos acontecem para nos ensinar
Deixando uma pessoa ir com verdadeira liberdade e amor, requer muito autoconhecimento e perdão. Alguns relacionamentos que aparecem em nossas vidas não possuem o rótulo de “felizes para sempre”. Eles vêm até nós apenas para nos ensinar a deixar ir. Ser capaz de deixar o seu passado lhe permitirá estar totalmente focada em seus relacionamentos futuros tanto fisicamente como emocionalmente.
O mundo não acaba
Você pode passar dias deitada em uma posição fetal, lembrando os momentos mais intensos de sua relação, perguntando porque tudo foi por água abaixo, mas isso não dura para sempre. Há um ponto em que você diz “basta” e segue em frente . Você vai perceber que o mundo não acabou e é necessário que você aproveite muito o que ele te oferece . Você vai começar a aproveitar a sua vida de solteira e começar a fazer planos que te façam feliz.
Quando o relacionamento acaba, os amigos são seu apoio
É triste, mas aqueles que realmente são nossos amigos não são as pessoas que planejamos nos casar e ter filhos. Os verdadeiros amigos são o nosso apoio nos momentos mais sombrios, e eles vão nos ajudar quando estivermos nos afundando em depressão, tristeza e medo. Muitas vezes, em um relacionamento de longo prazo, perdemos o contato com amigos e só descobrimos que cometemos um erro quando ficamos sozinhas.
O mundo é seu
Sabe aqueles planos que você adiou porque não se encaixava com os do seu parceiro, ou as coisas que você planejou antes de começar um relacionamento? Ou até mesmo as coisas que você deixou de fazer porque ele não gostava? Agora é a hora de retomar tudo isso. É o momento de cumprir suas metas, seus objetivos e estar mais perto da pessoa que você sempre quis ser. Não há mais nada que te prenda, é hora de ganhar o mundo!
No fim, valeu a pena!
Quando o relacionamento acaba, parece que nada tem sentido, mas esse sentimento passa. Você percebe que o tempo que passou com aquela pessoa valeu a pena. As risadas, conhecer alguém tão profundamente e compartilhar tantos momentos pode ser a melhor experiência da sua vida e você não deve se arrepender de nada. Você aprendeu a amar uma vez e em vez de sentir-se triste, deve refletir sobre tudo o que viveram juntos e deixar a dor ir embora. Com o tempo, o seu coração ficará curado e vai perceber que todo esse processo serviu para que você comece um novo relacionamento muito mais sábia e preparada para os altos e baixos de uma vida a dois.
Gostou do artigo? Então você vai adorar as lives que acontecem todas às terças e quartas-feira no meu Facebook e Instagram. Nelas eu abordo assuntos que são de interesse de todas nós mulheres. Participe e tire as suas dúvidas. Te espero lá!
Super beijo!