Autoestima é a forma que enxergamos a nós mesmos. Ela reflete nas situações que vivemos e como tomamos nossas decisões, porém muita gente sofre com sintomas de baixa autoestima. Ter autoestima baixa é um problema atual que afeta muita gente de forma negativa em praticamente todas as áreas da vida. Este problema repercute no relacionamento a dois, nas relações sociais e até na saúde física.
Neste post você vai encontrar:
- Como identificar sintomas de baixa autoestima
- Características de quem sofre com este problema
- Dicas práticas para elevar sua autoestima
Eu sofro de baixa autoestima?
Responda as seguintes perguntas: você toma decisões que são boas para você? Você está contente com a pessoa que é? Sua visão sobre o que está ao seu redor é positiva? Se você a maioria das suas respostas foi “não” o seu amor próprio está prejudicado.
As mulheres, em particular, sofrem com a grande incidência deste problema. A pressão do dia a dia e as cobranças impostas a si mesmas muitas vezes prejudicam a visão que a mulher tem de si própria. Ela deixa de se achar bonita, sexy e perde a confiança nela mesma.
A fisioterapeuta urogenital Cátia Damasceno fala em seu blog Mulheres Bem Resolvidas sobre questões do universo feminino, principalmente na área de autoestima e relacionamentos. Cátia defende que as pessoas não devem se deixar ser rotuladas:
“Não é porque as pessoas dizem algo a seu respeito que aquilo é uma verdade. A sua verdade tem que ser algo em que você acredita, e acredite sempre em algo positivo. Afinal, todos nós temos virtudes”.
Neste vídeo a fisioterapeuta fala sobre autoestima e dá algumas dicas sobre o assunto:
Sintomas de baixa autoestima
- Pouca ou nenhuma autoconfiança
- Sentimento de culpa
- Tendência a relacionamentos destrutivos
- Excesso de crítica, frustração e insatisfação
- Sentimento de inferioridade
- Vulnerabilidade emocional
- Necessidade de auto-afirmação
- Necessidade de agradar
- Perfeccionismo
Como elevar a autoestima?
A autoestima é construída ao longo da infância e da adolescência, mas é possível recuperá-la em qualquer idade.
Muita gente se pergunta como conseguir ter autoestima. Algumas posturas a serem tomadas de início são: buscar o autoconhecimento, identificar qualidades próprias, manter o diálogo interno e procurar relações saudáveis.
Para as mulheres pode ser um pouco mais difícil reconquistar a autoconfiança. A mulher precisa trabalhar o amor próprio, sentir-se bonita e sexy. Para isso, algumas dicas simples podem ajudar: fazer exercícios físicos, mudar o visual e cuidar da saúde.
Veja 5 dicas práticas para aumentar a autoconfiança:
- Se a sua baixa autoestima está relacionada a acontecimentos do passado, livre-se deste sentimento deixando de arrastar o problema;
- Faça um plano de vida e estabeleça metas alcançáveis;
- Deixe de se comportar como vítima;
- Pense nos seus pontos fortes, nas suas qualidades e nos feitos que já alcançou;
- Celebre suas vitórias;
Uma prática que muitas mulheres têm buscado atualmente para se sentir melhor é o pompoarismo. Também conhecida como ginástica íntima, a prática milenar está virando febre, já que os resultados são visíveis no primeiro mês.
O pompoarismo tem ajudado a recuperar a autoestima de muitas mulheres pois trabalha duas áreas primordiais: a saúde íntima e a parte sexual. Entre os muitos benefícios do pompoarismo estão: redução da cólica menstrual, diminuição dos efeitos da menopausa, atenuação da flacidez vaginal, aumento da lubrificação e da libido da mulher, orgasmos mais intensos. Além disso, o prazer do casal aumenta junto, já que a mulher consegue fazer movimentos internos que estimulam o parceiro.
Começar a praticar as dicas deste post pode ajudar a transformar a maneira como você se vê. O importante é buscar práticas que te renovem e que façam com que você deixe seus medos e limites para trás e comece a viver uma vida nova e positiva.
O que você achou deste post? Deixe sua opinião nos comentários e vamos conversar mais sobre o assunto! Beijos!