Não fico mais lubrificada o que fazer quando isso acontece? Esse tema que vou abordar com você, gera muitas dúvidas na cabeça das mulheres de todas as idades, sem distinção.
Recebo muitos questionamentos como esses: Não fico mais lubrificada o que fazer? Minha vagina está seca, porque não tenho mais lubrificação? A menopausa diminui a lubrificação?
Vou te apresentar as soluções para que a saúde da sua pepeca reine e você fique sempre molhadinha na medida certa!
Porque é totalmente normal ter dúvidas voltadas à sexualidade e saúde feminina, o que não é normal é ter dúvidas e ficar sofrendo calada.
Saiba que você está no lugar certo, sou especialista no assunto e aprendizado nunca é demais!
Confira os tópicos que iremos abordar:
- O que é a lubrificação feminina?
- Hormônios da excitação que aumenta a lubrificação
- O que acontece quando a mulher não tem lubrificação ou não está excitada?
- Diálogo e autoconhecimento
- Hormônios da excitação em baixa
- Atrofia vaginal
- Ressecamento vaginal
- Por que não fico mais lubrificada o que fazer?
- Não fico mais lubrificada e ou excitada o que devo fazer?
Não fico mais lubrificada o que fazer: Primeiro você precisa entender o que é lubrificação feminina:
Antes de mais nada eu acho super válido você saber o que é lubrificação feminina justamente para você entender e ter a resposta para esse tipo de questionamento que é muito recorrente: não fico mais lubrificada o que devo fazer quando isso acontecer…
A lubrificação feminina é basicamente a resposta que o nosso corpo tem à excitação sexual, o mesmo acontece com os homens, mas em forma de ereção.
Ficar molhadinha é apenas um dos indicadores físicos de que estamos nos preparando para o sexo. Quando começamos a ficar excitadas o nosso corpo acaba passando por algumas mudanças e respondendo a lubrificação é uma das respostas.
Mais a frente vou falar sobre o que fazer quando você sente que mesmo sendo estimulada do jeito que você gosta a lubrificação não acontece.
Hormônios da excitação que aumenta a lubrificação
Você sabia que quando você está com muito tesão, o seu corpo acaba liberando uma grande quantidade de substâncias para o cérebro?
O nosso corpo durante a prática sexual desprende por si só uma maior quantidade de feromônios, um cheiro natural até imperceptível que muitas vezes durante o contato com seu parceiro sexual, provoca aquele tesão intenso. Uma loucura!
Na hora “H”, nessa pegada quente é liberada a dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem estar. Além da ocitocina, hormônio responsável pela felicidade e pelo amor. Já o hormônio secretado pela glândula pituitária aumenta o desejo.
E logo após o orgasmo, seu corpo estará praticamente tomado por um hormônio chamado ocitocina, ele tem o poder de aliviar dores como a de cabeça. Tudo o que a gente deseja em nossos relacionamentos e na vida: mais prazer e menos dores de cabeça, não é mesmo?
Mas não para por aí, tem mais, temos o estrogênio, esse danado vai mudando de acordo com cada fase da vida da mulher. Ele é o responsável por manter a espessura da parede vaginal adequada, ajudando na produção das células que revestem a vagina e secretam o nosso lubrificante natural.
Esse é o líquido que faz com que a pepeka fique úmida, mais flexível e escorregadia, o que ajuda e torna a penetração muito mais gostosa.
Não fico mais lubrificada e/ou excitada o que devo fazer?
Não fico mais lubrificada o que fazer? Quando você não está lubrificada o suficiente ou sem excitação, diferente do que muitos pensam, não é só empurrar para dentro que dá certo, isso acaba gerando dor e desconforto durante a relação porque as paredes vaginais não são um canal aberto.
A musculatura da vagina quando não está excitada e sem lubrificação fica relaxada e com suas paredes juntas E quando está excitada ela acaba ficando mais longa e mais larga, propícia para o ato sexual.
Diálogo e autoconhecimento
É por isso que eu apoio tanto o diálogo entre os casais, pois é o momento em que você consegue dizer o que gosta e o que não gosta na hora do sexo.
E mesmo que você não tenha muita intimidade com o seu parceiro ou ficante, você deve falar ou mostrar as carícias que você gosta, as posições e tudo que te agrada para o momento quente de vocês ser ainda melhor.
Até porque ninguém sabe de fato o que passa na mente um do outro e o diálogo é a solução mais poderosa para resolver esse tipo de questão.
E, claro, o autoconhecimento é algo que é muito importante. Se você perceber que a sua falta de lubrificação não tem nada a ver com a falta de libido ou a falta de excitação nas preliminares, esse é o momento ideal para procurar ajuda profissional.
Hormônios da excitação em baixa:
Caso os níveis de hormônios da excitação de uma mulher fiquem baixos, como o estrogênio por exemplo: A camada de células que compõem a parede vaginal acabam ficando mais finas perdendo a sua elasticidade.
A vagina pode acabar ficando um pouco apertada e seca, mesmo que a mulher esteja sendo estimulada do jeitinho que gosta. E isso tem nome: Atrofia vaginal.
Quando os níveis de estrogênio estão baixos, principalmente na menopausa, é normal a produção desse hormônio diminuir, as mudanças na vagina podem ocorrer levando muitas mulheres para aquele questionamento inicial: não fico mais lubrificada o que fazer?
Por isso, quando identificado manifestações da atrofia vaginal, a mulher deve procurar o médico ginecologista, que é especialista no assunto, que fará um breve exame clínico para diagnosticar o problema e indicar o melhor tipo de tratamento para a fase da vida da paciente.
Mas saiba que mesmo com pouca lubrificação natural vaginal você pode ser feliz e realizada sexualmente.
Atrofia Vaginal
O surgimento da atrofia vaginal está relacionado à diminuição dos hormônios sexuais femininos, que é irreversível, mas possui tratamentos com reposição hormonal e não hormonais, o seu médico especialista vai te direcionar para o melhor tratamento caso tenha.
Ressecamento vaginal
Existem diversas razões para o ressecamento vaginal, tanto psicológicas quanto físicas. Se você está mais seca do que gostaria durante o sexo, ou está sentindo um desconforto geral com a secura vaginal, aqui estão algumas das possíveis causas – e soluções:
Lubrificação vaginal e o sexo
Como você tem visto, vários fatores podem deixar a mulher sem lubrificação e a libido baixa, como remédios e outras condições de saúde. Ou, talvez, por conta de um motivo muito mais simples do que você imagina.
Você simplesmente pode não estar mais com tanto tesão no seu parceiro, as carícias e posições que você tem feito, talvez não te esteja te dando tesão como antes. Esse também é um bom motivo para falta de lubrificação.
Até porque quanto mais sexo gostoso se faz, mais sexo gostoso se quer. Concorda comigo?
Não fico mais lubrificada o que fazer: pratique pompoarismo
Existe uma técnica muito simples para ajudar a aumentar a lubrificação feminina. Além de aumentar a sua satisfação sexual e te garantir inúmeros benefícios a sua saúde, mesmo que não tenha muita dificuldade em ficar lubrificada.
O pompoarismo é uma arte milenar muito conhecida e tem ajudado mulheres de todos os lugares do mundo a adquirirem maior consciência corporal. Eu recomendo a prática dos exercícios de pompoarismo de olhos fechados. Caso você tenha interesse, confira como funciona o meu curso online de pompoarismo.
Os exercícios são simples e podem ser praticados em qualquer lugar por serem discretos. Sugiro que você assista esse vídeo curtinho para fechar com chave de ouro esse assunto.
Não fico mais lubrificada o que fazer? Agora você já sabe muito bem o que deve ser feito para ficar molhadinha na medida certa.
Adote uma rotina regular de ginástica íntima e comece a usufruir dos benefícios das Mulheres Bem Resolvidas, pompoaristas.
Um super beijo!